Connect with us

GERAL

Grupo de Combate ao Crime Organizado realiza o 1º encontro em Brasília

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 22, o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) deu início ao 1º Encontro Forense Digital. O evento, realizado em Brasília, se estende até esta quinta-feira, reunindo membros e servidores de diversas unidades do Ministério Público brasileiro, com o objetivo de promover a troca de experiências e elaborar propostas de atuação integrada no campo da forense digital.

A abertura do evento foi conduzida pelo presidente do GNCOC, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Danilo Lovisaro do Nascimento, que destacou a importância da atuação articulada entre os MPs no enfrentamento ao crime organizado, com o suporte de ferramentas tecnológicas cada vez mais especializadas.

“Vivemos em uma era em que as organizações criminosas se sofisticam constantemente. Elas se utilizam de ferramentas tecnológicas avançadas, operam em redes complexas e transnacionais, e desafiam os sistemas de justiça com velocidade e ousadia. Para fazer frente a essa realidade, é indispensável que o Ministério Público atue de forma articulada, técnica e inovadora. O campo da forense digital representa, nesse contexto, uma das fronteiras mais relevantes da nossa atuação. É por meio dele que conseguimos extrair, preservar e analisar elementos probatórios de altíssimo valor, que sustentam investigações e ações penais robustas”, disse.

A coordenadora da Escola do GNCOC, Ana Lara Castro, falou sobre as atividades do evento, que ressaltam o uso da tecnologia nas investigações criminais realizadas pelos Ministérios Públicos brasileiros. “A Escola estará sempre à disposição para que possamos avançar cada vez mais”, afirmou.

A programação do encontro incluiu a apresentação e contextualização dos Grupos de Trabalho (GTs) do GNCOC. Entre as temáticas abordadas pelos grupos estão a elaboração de quesitos periciais, a infraestrutura, a gestão, o armazenamento e o descarte de material digital, bem como a definição de um currículo e a capacitação de profissionais da área.

Outro destaque foi a mesa-redonda intitulada “Forense Digital – Principais tópicos, necessidades e problemas”. Na etapa final, os participantes se dividiram em grupos para sistematizar propostas e encaminhamentos práticos voltados à atuação forense nos Ministérios Públicos, que serão apresentados na próxima etapa do encontro, a ser realizada nesta quinta-feira, 23.

Pelo MPAC, também participaram do encontro a secretária de Planejamento e Inovação, promotora de Justiça e membro do Gaeco, Marcela Cristina Ozório, e o secretário executivo do GNCOC e coordenador do Gaeco, promotor de Justiça Bernardo Albano.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas