Connect with us

ACRE

H5N1: Peru declara emergência sanitária por 90 dias por causa da Gripe Aviária

Publicado

em

Por Wanglézio Braga

A República do Peru, país que faz fronteira com o Acre, declarou estado de emergência sanitária nesta terça-feira (29), por 90 dias, por causa do avanço da Gripe Aviária (H5N1). Segundo o decreto, a doença é “altamente patogênica” em aves domésticas.

Com a declaração de emergência, o governo peruano prevê que as ações de vigilância e controle da influenza aviária sejam intensificadas em nível nacional, priorizando a área de detecção, a “fim de eliminar o foco e prevenir sua disseminação para outras áreas geográficas do país”.

Entre as medidas, fica proibido deslocar aves vivas e produtos de risco das áreas consideradas como foco ou que estejam em vigilância para gripe aviária, sem autorização do Serviço Nacional de Sanidade Agrária; Transferir aves e seus produtos de risco, dentro do território nacional, sem o atestado sanitário emitido pelo Serviço Nacional de Sanidade Agrária, jogar aves mortas em canais de irrigação, drenagem ou rios; Realizar feiras, exposições, eventos e outras concentrações de aves no território nacional; Manuseio sem equipamento de proteção individual, aves com sintomas ou suspeita de gripe aviária de alta patogenicidade.

Segundo a Senasa, órgão comparada a Vigilância Sanitária do Brasil, o primeiro surto de gripe aviária tipo A subtipo H5 foi detectado em 28 de novembro em uma granja localizada no centro da cidade de Gallito, distrito de San José, na região de Lambayeque.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas