Connect with us

ACRE

História de vida de verdureira é escolhida pelo Acrenews para homenagear mães

Publicado

em

Por Evandro Cordeiro

A dona da frutaria da “B”, em frente ao supermercado Pague Pouco, no conjunto Manoel Julião, é a “B”, apelido por meio do qual é conhecida a verdureira Romana Kelly Souza, de 40 anos. Para o Acrenews, “B” é a mãe desse domingo de céu azul, 9 de maio, Dia das Mães. Ela é craque no negócio que toca. O cliente quando repara já vai levando meia quitanda, tal é o poder de convencimento da falastrona dócil. Pudera. A “B” está nessa rotina desde os oito anos de idade. Hoje ela cria o filho Davi Henrique, de 10 anos, como a mãe dela, dona Maria de Nazaré, criou ela e os seus 12 irmãos, trabalhando nesse mesmo seguimento.

A “B” é querida na vizinhança, vive bem à beça com seu negócio de verduras e sonha com um futuro ainda melhor para o Davi, o filho que já ajuda na venda. Até chegar aqui, onde está, no entanto, o caminho foi duro, pedregoso. O pai dela foi embora quando ela tinha quatro anos. A mãe, dona Nazaré, teve que improvisar, para não deixar a turma – turma grande, diga-se de passagem – passar necessidade. Montou uma banquinha na calçada perto de onde é hoje a agência da Caixa Econômica no bairro Estação Experimental. “Ela vendia verdura, vendia de tudo nessa calçada. E assim criou nós”, conta a “B”, emocionada, numa forma de homenagear a mãe.

Perguntei à “B” onde anda dona Nazaré nesse domingão das mamães e a resposta é de tirar o chapéu: “Está trabalhando”. Onde? Insisti. “Vendendo verdura ali”, respondeu, apontando para a direção do bairro Geraldo Fleming. E o almoço? Questionei, insistente. Ela respondeu que só depois do meio dia, quando vender as verduras mais perecíveis, pelo menos. Aquelas hortaliças que estragam se não vender no mesmo dia. Satisfeito com as respostas, desejei feliz Dia das Mães, me despedi e perguntei se ela queria falar alguma coisa para as mães do Acre. Em meio ao barulho ensurdecedor, com o vai-e-vem da freguesia, típico dos mercados, ela profetizou: “Vamos todas ser felizes”. Amém!

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas