Connect with us

GOSPEL

HISTÓRIA | Os 93 anos da Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A história dos Batistas do Vale do Juruá, no Acre, se confunde com a história dos Batistas da cidade de Murray, Kentucky, Estados Unidos. Durante o pastorado de Harvey Boyce Taylor (1870-1932) frente à Primeira Igreja, um grande avivamento sobreveio; um maior comprometimento com as missões estrangeiras se notabilizou entre os irmãos e aquela igreja destacou-se em meio à Blood River Association.

Ainda sofrendo reflexos da primeira guerra mundial (1914-1918), a Junta de Missões Estrangeiras dos Batistas do Sul enfrentava dificuldades financeiras para o sustento de missionários já no campo, bem como o envio de novos missionários.

No dia 30 de novembro de 1919, a Primeira Igreja Batista de Murray votou e levantou oferta de U$ 3mil dólares para a Junta de Missões Estrangeiras com orientações específicas de que o recurso deveria ser empregado para a compra de um barco a motor, para auxiliar Eurico Alfredo Nelson (1862-1939), o em seu trabalho missionário no maior campo do Brasil: o Vale do Amazonas, que se estendia do Ceará ao Acre.

(Acervo Memória dos Batistas) E. A. Nelson no seu barco “buffalo”, adquirido pela PIB de Murray-KY

A embarcação (foto) com motor do tipo “Buffalo” tomou emprestado seu nome daquela máquina, que passou a ser utilizada nas empreitadas missionárias já em 1920. A ênfase da igreja de Murray no campo Brasileiro continuou.

Em fevereiro de 1922, durante encontro do Instituto Bíblico, num ambiente de profunda reverência e espiritualidade, com a representação de onze estados e mais de cem igrejas, foi acendido um fervor pelo campo brasileiro. Os primeiros missionários foram enviados por ocasião daquela reunião, dirigida pelo Pr. H. B. Taylor. Foi naquele ambiente de fervor e urgência por missões que, sem qualquer propósito ou ambição, nasceu a Amazon Valley Baptist Faith Mission, ou apenas, Missão de Fé Batista do Vale do Amazonas, iniciada com o objetivo de ser uma missão complementar à Junta de Richmond, voltada especificamente para aquela região do Brasil.

Naquele ano, H. Boyce Taylor, juntamente com representantes do Southern Baptist Seminary, de Louisville-KY, iniciaram uma jornada ao Brasil, participando até mesmo da Assembleia Geral da CBB de 1922, ocorrida em 1922, na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro.

J. F. Brandon (1894-1970)

No ano de 1923, foi destacado para trabalhar no Vale do Amazonas, o missionário Joseph Franklin Brandon (1894-1970), juntamente com sua esposa, Anna Harsha (1896-1964), e seus quatro filhos. Aos vinte e três dias de outubro de 1923, saindo de New York, à bordo do Polycarp, J. F. Brandon começava sua peregrinação, rumo ao campo missionário. Escrevendo à redação de O Jornal Batista, de 23/11/1923, o irmão Nehemias Castro comunica a denominação Batista, a chegada de reforço missionário para vasto campo do Vale do Amazonas, que aportou em Belém aos três dias de novembro de 1923:

“[…] De Nova York, vindos no “Polycarp”, aqui aportaram, acompanhados de suas famílias, os missionários W. H. Jones, J. F. Brandon e V. B. Castleberry, afim de reforçarem o bom combate […].”

Durante os primeiros três anos, Brandon trabalhou diretamente com Eurico Alfredo Nelson, no Rio Solimões e afluentes, até ser enviado ao território federal do Acre.

Aos doze dias de outubro de 1926, J. F. Brandon chega à cidade de Cruzeiro do Sul, onde começa seu trabalho de pregação do evangelho na cidade e imediações. Aos doze dias de maio de 1929, foi organizada a Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Sul, quando aconteceu o batismo de nove pessoas, tornando-se a terceira igreja organizada no estado do Acre e considerando que a primeira igreja em Porangaba, Sena Madureira, foi dissolvida, esta igreja local consiste na segunda igreja mais antiga do Acre, sendo a mais antiga ainda em atividade, a Primeira Igreja Batista de Sena Madureira, organizada aos dois dias de janeiro de 1916; a organização da Primeira Igreja de Cruzeiro do Sul ganhou breve menção em um jornal noticioso local, O Rebate (19/05/1929), especialmente pelo fato de que um daqueles que foram batizados e feitos membros da novel igreja, foi o Sr. Cel. José de Vasconcellos Pessôa, um ex-intendente da cidade de Cruzeiro do Sul.

Todos os batistas do Acre juntam-se aos irmãos da Primeira Igreja Batista de Cruzeiro do Sul e celebram a Deus pelos seus 93 anos de existência, chamados para Adorar, Ministrar e Evangelizar. Agradecemos a Deus por ter acendido o fervor pelas missões nos corações dos homens do passado; rogamos a Deus que continue abençoando esta igreja, especialmente a vida e ministério do rev. Michael Craiglow.

[Icaro Alencar de Oliveira-Batistas do Acre]

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas