ACRE
Historiador Erê Hidson homenageia a cruzeirense Mariazinha, que sugeriu a Edmundo Pinto tornar Porto Walter e Marechal em municípios
Maria de Nazaré (Mariazinha), uma ilustre mulher acreana de Cruzeiro do Sul, que nesses 80 anos, deu o sangue e o suor em nome do Vale do Juruá e do Acre, é nossa homenageada de hoje, pela passagem de seu aniversário.
Nascida em 24 de setembro de 1945, Maria Nazaré Pereira Lima de Carvalho foi professora por um período e talvez a melhor e mais combativa vereadora de Cruzeiro do Sul. Seus projetos futuristas, incluem desde implantação das comunidades rurais em vilas que passaram a ter representantes próprios (subprefeitos), até sugerir ao então governador Edmundo Pinto, a criação dos municípios de Rodrigues Alves, Porto Valter e Marechal Thaumaturgo.
Foi uma lutadora pela aposentadoria dos trabalhadores rurais, que não tinham documentos suficientes para regularização de suas aposentadorias e, muitas vezes, incansáveis vezes, pagava com seu próprio salário, a emissão destes documentos.
Em nome de tudo que ela já tinha feito na vida pública em Cruzeiro do Sul, se credenciou a disputar à prefeitura de Cruzeiro, de maneira competitiva, e era favorita na disputa, contra o então ex-senador, Aluísio Bezerra, quando na hora “derradeira”, no dia da eleição, teve sua candidatura impugnada. Na verdade, lhe derrubaram no “TAPETÃO”, pois no voto, tudo nos levava a crê, que ela seria eleita.
Mas, com a alma de vencedora que é: “levantou-se, sacudiu a poeira e, deu a volta por cima”.
Foi a luta e, com muita dignidade, conduziu os filhos para que fossem grandes e mulheres que, vão de advogado, médico, médica, coronel de exército, administradores, a general de exército.
De maneira muito simples, presto essa mínima e singela homenagem, para dizer que, fico muito feliz por Cruzeiro do Sul já ter produzido pessoas como a Dona Mariazinha; pois és, autêntica, és verdadeira, és honesta e sobretudo, honrou e continua honrando a nossa cidade. Feliz aniversário, Dona Mariazinha. Viva Mariazinha de Nazaré!
Atenciosamente, Eré Hidson