ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Hortaliças e frutas em Rio Branco tem alface em alta, mamão em queda e preço da laranja dispara em junho
Em junho de 2025, o mercado de hortaliças e frutas em Rio Branco apresentou oscilações nos preços, com destaque para a alta da alface em 8,56% e da laranja com um aumento expressivo de 68,07%. Em contrapartida, houve quedas significativas no preço do tomate em 17,56%, da batata em 3,12%, da cebola em 15,07%, da cenoura em 23,74% e do mamão, que, além da queda nas cotações, registrou uma redução de 58% no volume comercializado.
A Ceasa, como parte do esforço nacional de sustentabilidade, integra a pesquisa da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) sobre a destinação de resíduos. O projeto “Ceasa Verde”, apresentado em 8 de julho de 2025 no Ministério de Minas e Energia, busca alinhar o segmento aos princípios da economia circular, dando destinação correta às milhares de toneladas de resíduos gerados diariamente pelas centrais de abastecimento.
Atualmente, 75% das Ceasas pesquisadas destinam seus resíduos para aterros sanitários, enquanto 12,5% realizam reciclagem e outros 12,5% utilizam biodigestão ou compostagem. O Decreto nº 12.082, de 27 de junho de 2024, que instituiu a Estratégia Nacional de Economia Circular, reforça a importância dessas iniciativas para promover a transição para um modelo de produção mais sustentável, reduzindo a poluição, mantendo o valor dos materiais e regenerando o meio ambiente.