ESPORTE
Humaitá vence o Independência e põe fim a um jejum de 26 jogos sem vitória na Série D
MANOEL FAÇANHA
O Independência sofreu um revés importante na briga por uma vaga na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D. Na tarde e noite dessa sábado (12), na Arena da Floresta, o bicampeão acreano não se encontrou e perdeu para o lanterna Humaitá por 1 a 0, em jogo válido pela 12ª rodada do torneio.
Como fica
Com a derrota, o Independência segue com 18 pontos, mas ainda na terceira posição na tabela de classificação do grupo A1. No entanto, o tricolor acreano corre risco de perder durante o fechamento da rodada a sua posição para o Manaus-AM. O Gavião Real recebe na tarde deste domingo (13), no estádio Carlos Zamith, o Águia de Marabá. Uma vitória simples diante do time paraense bastará para o clube amazonense ultrapassar o tricolor na tabela e assumir a terceira posição, com 19 pontos. Por outro lado, uma vitória marabense garantirá ao time a terceira posição da tabela de classificação. O clube somará 18 pontos, mesma pontuação do Independência, mas terá saldo de gols superior ao bicampeão acreano.
Próximos jogos
O Independência retorna a campo no próximo sábado (19), às 17h (de Brasília), no estádio Zinho de Oliveira, na cidade de Marabá, no Pará, para encarar o Águia. Um dia depois (20), o Tourão do Humaitá recebe o Manaus-AM, às 18h (de Rio Branco-AC), na Arena da Floresta.
Ressumo do jogo
A partida começou com o Humaitá mostrando que não seria uma presa fácil e ainda nos primeiros minutos mostrou seu cartão de visita, sendo que quase abriu o placar numa finalização salva pelo corpo do volante Cabeludo.
O Independência tentou equilibrar as ações a partir dos 30 minutos de partida, mas equipe enfrentava dificuldades no setor de criação e ainda era pouquíssimo vertical.
Gol solitário e a primeira vitória do Tourão
Na etapa complementar de jogo, o Tourão do Humaitá seguiu determinado em colocar um ponto final no jejum de vitórias na competição. Por outro lado, o Independência errava muitos passes e pouco finalizava ao gol do Tourão.
Numa blitz proporcionada pelo ataque do Tourão, o goleiro Tião chegou a salvar o lance parcialmente, mas na sobra de bola, o atacante Vitinho mandou para a rede do Independência, aos 19 minutos. Gol merecido para quem mostrava mais disposição pela vitória!
Cinco minutos depois, o Independência teve uma grande chance de igualar o marcador. O lateral direito Weverton mandou a bola para área e o atacante Acará perdeu na cara do goleiro Gabriel.
Mesmo desorganizado em campo, o Independência ainda teve outra grande chance do empate, após bola aérea cobrada pelo lado esquerdo, mas não aproveitada pelo atacante Ruan, aos 28 minutos de partida.
Nos minutos finais o Independência tentou uma pressão, mas o time abusava erroneamente do jogo aéreo e ainda da falta de efetividade do seus jogadores de linha de frente.