GERAL
Ibama autoriza contratação de brigadistas temporários para conter incêndios florestais no Acre
Saiu a autorização para contratação de brigadistas temporários para atuarem na prevenção e combate aos incêndios florestais em Brasileia, Sena Madureira e Feijó (Acre). De acordo com publicação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os profissionais irão atuar em unidades de conservação federais, terras indígenas e de projetos de assentamento rurais e a cobertura de remanescentes florestais.
“Autorizar o Prevfogo a contratar brigadas federais temporárias com a estrutura de um brigadista chefe de brigada, dois brigadistas chefes de esquadrão e doze brigadistas, para a prevenção e combate aos incêndios florestais nos seguintes municípios: Brasiléia, Sena Madureira e Feijó, no estado do Acre”, consta em trecho da publicação do Diário Oficial da União (DOU) da sexta-feira (14) . Confira o link da Portaria:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-89-de-12-de-abril-de-2023-476991423
O processo seletivo será coordenado pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo). A expectativa é que ainda em abril sejam publicados os editais para inscrições.
De acordo com o edital no ano passado, os candidatos devem atender requisitos básicos, como: ser alfabetizado; ter entre 18 e 59 anos completos, na data da inscrição; apresentar o Certificado do Curso de Formação de Brigadas de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais ministrado pelo Ibama ou ICMBio, entre outras exigências.
Em 2022, a remuneração média, de acordo com o cargo pretendido, era de R$ 1. 212,00 a $2.750,00 acrescidos de auxílio-alimentação, auxílio pré-escolar (quando couber), auxílio-transporte (quando couber) e seguro acidente. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais em horários, turnos e escalas definidos pelo Prevfogo/Ibama.
Entre as atribuições estão: executar atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo, tais como: prevenção, uso do fogo, monitoramento, preparação e combate aos incêndios florestais; utilizar adequadamente os equipamentos de proteção individual – EPIs e cumprir todas as normas de segurança; cumprir a jornada de trabalho e as normas estabelecidas pelo Prevfogo/Ibama, bem como atender às convocações emergenciais; entre outras exigências que constarão no edital.