POLÍCIA
Idoso acusado de racismo contra delegado é liberado em audiência de custódia
Um dia após ser preso em flagrante pelo crime de racismo praticado contra o delegado Samuel Mendes, o idoso Raimundo de Lima Rufino, de 69 anos, foi liberado na tarde desta quarta-feira, 4, durante audiência de custódia no Fórum Criminal. A decisão foi da juíza plantonista, Andrea Brito, que homologou o flagrante pelo crime de racismo e estabeleceu medidas cautelares para o autor do crime.
Raimundo Rufino terá que comparecer mensalmente em juízo para justificar suas atividades e comprovação de residência. Além do comparecimento obrigatório pelo prazo de 180 dias, ou até a prolação da sentença, à Central Integrada de Alternativas Penais (CIAP). No CIAP, o idoso vai receber orientações reflexivas sobre diversos temas, principalmente sobre racismo. Em caso descumprimento, a prisão preventiva pode ser decretada.
O acusado foi detido na terça-feira, 3, no interior da 2ª Regional, quando disse que queria ser atendido por um “delegado de cor branca”. A declaração racista foi feita ao delegado Samuel Mendes.