Connect with us

POLÍTICA

Ignorando Motta, comissões presididas pelo PL na Câmara convocam reuniões nesta semana para apoiar Bolsonaro

Publicado

em

Por Pedro Figueiredo, Lorena Fraga, GloboNews — Brasília

 

Bolsonaro interrompe entrevista e diz que precisa voltar para casa para cumprir medida

Ponto do vídeo, 0 minuto e 0 segundo.
00:29/01:24

Ativar som

Bolsonaro interrompe entrevista e diz que precisa voltar para casa para cumprir medida

Duas comissões da Câmara dos Deputados presididas por parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), convocaram reuniões deliberativas para a terça-feira (22) com moções de apoio político a Bolsonaro na pauta.

As convocações contrariam um comunicado do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que manteve o recesso de julho mesmo após a oposição pedir para que as férias dos parlamentares fossem canceladas para reagir às medidas.

Como mostrou o blog do jornalista Gerson Camarotti, Hugo Motta sinalizou aos deputados do PL a impossibilidade de fazer a reunião em função de obras que ocorrerão durante o recesso.

Em uma decisão dentro do inquérito que investiga a atuação de Eduardo Bolsonaro contra instituições brasileiras nos Estados Unidos, Bolsonaro foi alvo de medidas cautelares. Como:

  • uso de tornozeleira eletrônica;
  • proibição de uso de redes sociais;
  • toque de recolher noturno e nos fins de semana;
  • além de restrições de contato com seus filhos, diplomatas e outros investigados.

 

Detalhe do pé de Jair Bolsonaro com tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18) — Foto: Eraldo Peres/AP

Detalhe do pé de Jair Bolsonaro com tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18) — Foto: Eraldo Peres/AP

O que os deputados querem votar?

 

Na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, deputados bolsonaristas querem aprovar uma moção de solidariedade a Jair Bolsonaro, alegando que o ex-presidente é alvo de perseguição política.

O texto é o único item da pauta da reunião convocada pelo presidente do colegiado, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), e menciona supostos impactos dessa situação na ordem e na segurança públicas do país.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, presidida pelo deputado Filipe Barros (PL-PR), estão previstas duas propostas de moção:

  • uma de autoria do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), em apoio a Bolsonaro e repudio às medidas cautelares do STF contra Bolsonaro, classificadas como “coercitivas e arbitrárias”.
  • a segunda proposta, apresentada por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), solicita a aprovação de uma moção de louvor ao ex-presidente.

 

O recesso da Câmara dos Deputados

 

O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), informou nesta sexta-feira (18) que o recesso parlamentar de julho está mantido.

Segundo Motta, “não serão realizadas votações em plenário nem reuniões das comissões” neste período. “As atividades legislativas serão retomadas na semana do dia 4 de agosto, com sessões deliberativas e funcionamento regular das comissões, conforme calendário”, disse Motta em nota.

Sóstenes defende a retomada imediata dos trabalhos para tratar de projetos que tratam sobre:

  • Limitação de decisões monocráticas no STF;
  • Fim do foro privilegiado;
  • Lei de anistia;
  • Instalação da CPI do Abuso de Autoridade.

 

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas