ESPORTE
Independência anuncia comissão-técnica e boa parte do elenco
MANOEL FAÇANHA
Com calendário cheio para a temporada de 2025, o Independência anunciou na noite dessa terça-feira (10) a sua comissão-técnica e boa parte do seu elenco.
Como já era comentado nos bastidores, o Independência terá no comando técnico o professor Álvaro Miguéis. O profissional fez história no Atlético Acreano, conquistando três títulos estaduais (2016, 2017 e 2019), além de um acesso à disputa do Campeonato Brasileiro da Série C (2017) e uma sexta colocação na disputa da Campeonato Brasileiro da Série C (2018). A comissão técnica da Raposa do Marinho Monte ainda contará com o auxiliar técnico/analista de campo, Ivan Mazzuia, profissional que já trabalhou no Atlético Acreano, Plácido de Castro, Humaitá e Galvez, além de passagens na base de Red Bull Bragantino e Santos-SP.
Tricolor de Aço terá 10 jogadores da terra
O Independência, a priori, vai contar com 10 jogadores da terra e outros 10 atletas importados. A dupla formada por Eduardo e Polaco está entre os reforços do time do Marinho Monte para a temporada 2025. Os dois atletas tiveram bom momento no futebol local vestindo a camisa do Galo Carijó que, à época, era conduzido pelo próprio Álvaro Miguéis. Outro nome na lista de reforços do Tricolor de Aço é o volante Leandro Jucá, jogador de confiança do novo comandante do Independência. Os jogadores Marquinhos e Joel (volantes), Weverton (lateral direito/volante), Tião (goleiro) e Ancelmo (meia), que também já realizaram trabalho sob o comando do técnico Álvaro Miguéis são outros nomes da lista de reforços. O meia Anderson Brito, com passagem pelo próprio Independência e recentemente com trabalho realizado no Humaitá-AC, é mais um dos reforços anunciados.
Clube já contratou 10 atletas de fora do estado
Na busca de fazer um time competitivo, o Independência anunciou dez reforços de fora do estado. O volante Larusso é um dos nomes mais conhecidos do torcedor local. O atleta tem passagem por Humaitá e pelo próprio Independência. O goleiro Daniel Patrick, o lateral esquerdo Gustavo, os zagueiros Allison, Leo Japão e Fabrício, o meia Nicollas Rubens e os atacantes Robert Carioca, Dedé e Acará fecham a lista de reforços de fora do estado.
O Independência para buscar reforços de outros centros fez uma avaliação criteriosa com participação/aval da diretoria, técnico e departamento de inteligência/análise de desempenho.
Entre os pontos comuns, houve o consenso do clube em não trazer atletas com salários fora da realidade do estado, nem contratações de atletas através de DVD’S. Conforme repassado à editoria do site “Na Marca da Cal”, as buscas foram pelos jogos completos dos jogadores que despertaram interesse (no mínimo cinco partidas recentes do atleta). O clube também utilizou o Software SportsBase para delinear as estatísticas de cada contratado e teve o cuidado de contratar atletas que estavam em atividade recente.
Os jogadores com passagens em clubes acreanos já são de confiança da diretoria e da comissão técnica, por isso são reforços avaliados de uma forma diferente daqueles oriundos de outros estado, que passaram pelo aval da diretoria, técnico e departamento de inteligência/análise de desempenho.
Nicollas Rubens, ex-Atlético-MG, é uma das apostas do Independência
Entre os novos contratados do Independência para a temporada 2025, surge a figura do meia Nicollas Rubens. O atleta tem passagens pela base do Atlético-MG e também do Atlético Goianiense. O meia canhoto, de apenas 19 anos, tem a carreira gerenciada pelos agentes Joni Brian, André Soy e Gil Bretas (Bretas Soccer).
A negociações com o Independência ocorreu após uma conversa do atleta e um dos seus agentes (Joni Brian) com o analista de desempenho do Independência, Ivan Mazzuia. Tanto o atleta como o agente gostaram da forma de como o campeão acreano tem montado o seu elenco para a próxima temporada.
O Independência utiliza o software da SportsBase, que monitora o rendimento de 65 mil atletas em nível mundial para selecionar jogadores que se encaixam dentro do perfil do clube. Os números obtidos sobre Nicollas, aliados às imagens dos jogos completos que fez contra grandes equipes como Cruzeiro, Fluminense e Palmeiras, apontaram um rendimento similar ao das divisões superiores do futebol brasileiro.
Esta iniciativa de utilizar a inteligência artificial é moderna para contratar jogadores e culminou, por exemplo, como um ponto do acesso do Grêmio Maringá para a Série C.
Pré-temporada inicia ainda neste mês
Conforme o programado, o Independência deve se apresentar ainda neste mês de dezembro, mas a data ainda está indefinida e o clube trabalha na busca de passagens e também para efetuar o pagamento das transferências dos atletas de fora, contudo, os jogadores locais já têm mantido a forma em trabalhos pontuais em nível aeróbico – trabalho cardiorrespiratório e academia (musculação). “A ideia será focar em avaliações físicas para já individualizar a performance dos jogadores de acordo com os resultados, pois o Campeonato Acreano 2025 começará mais cedo”, comentou Ivan Mazzuia, membro da comissão técnica tricolor.
Veja o elenco:
Goleiros
Tião
Daniel Patrick (ex-base no Corinthians e do Grêmio-RS. O atleta subiu com o Niteroiense-RJ)
Lateral Direito
Weverton
Zagueiros
Douglas
Leo Japão (ex-Oratório-AP)
Fabrício (ex-Interporto-TO e Tupy-GO)
Lateral Esquerdo
Gustavo (ex-Rio Branco FC)
Volantes
Joel
Marquinhos
Larusso
Leandro Jucá
Meias
Polaco
Eduardo
Ancelmo
Anderson Brito
Nicollas Rubens (ex-Atlético-MG e Atlético-GO)
Atacantes
Robert Carioca (ex-Nova Cidade-RJ)
Dedé (Ex-Friburguense e ex-Ji-Paraná)
Acará (ex-Cametá-PA e Izabelense-PA)