Connect with us

ESPORTE

Indicação de Dandão agrega conhecimento e futebol raiz à CBF

Publicado

em

Na Marca da Cal

A indicação do nome do cronista esportivo acreano Francisco Dandão, assim como é conhecido pelos seus leitores/torcedores e amigos da crônica esportiva, para assumir o cargo de diretor de comunicações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fura a tradicional bolha de indicações de profissionais com experiência em grandes centros do país para assumir um cargo tão importante dentro da entidade esportiva.

Se o professor Francisco de Moura Pinheiro (Dandão) é uma indicação fora da curva para a tradicional mídia esportiva, ele não deixa nada a desejar a respeito de conhecimentos futebolísticos, área que entre idas e vindas ele já atua por quatro décadas. E o seu currículo acadêmico é de causar inveja a muitos engravatados: licenciado em Letras (Ufac 1980) e Direito (Ufac 1986), mestre em Comunicação e Cultura (UnB, 1999) e doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP, 2013). Dandão também é membro emérito da Academia Acreana de Letras e já publicou quatro livros: “A arte do chute na rede do improvável” (2002), “Verdades absolutas e outras mentiras” (2005), “Trilhas urbanas no reflexo do espelho” (2009) e “Joelhos de vidro, manguaça e outras crônicas” (2018). Também tem outras obras em conjunto com os jornalistas Manoel Façanha e Augusto Diniz: “Personagens do futebol acreano”, “Histórias e Memórias do Futebol” e “Três cronistas na grande area.com”. Lembrando ainda que o professor Francisco Dandão é do quadro de aposentados da Universidade Federal do Acre (Ufac), instituição de ensino superior à qual trabalhou por mais de duas décadas no cargo de assessor de imprensa.

Na sua militância de associação de classe, Francisco Dandão já exerceu dois mandatos de vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Acre (Acea) e também já marcou presença em 13 congressos organizados pela Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (Abrace) e durante essas experiências aproveitou os momentos para ampliar seu leque de amizades e contatos.

Há uma década residindo em Fortaleza (CE), Francisco Dandão, de 65 anos, segue contribuindo para o jornalismo esportivo com matérias especiais e sua coluna (2x por semana) nas páginas do Jornal Opinião e sites Na Marca da Cal e Futebol do Norte.

Então era isso e dizer que competência, experiência, carisma e contatos o professor Francisco Dandão tem de sobra para assumir o cargo por indicação do seu amigo Antônio Aquino, vice-presidente da CBF. Resta saber se o presidente Ednaldo Rodrigues vai aplicar no próximo dia 20/7 o carimbaço de contratado para incorporar em sua equipe de trabalho um dos ícones da crônica esportiva acreana é um conhecedor profundo do futebol raiz.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas