ACRE
Indígenas acreanos marcam presença na maior mobilização do Brasil, em Brasília
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução Redes Sociais
Brasília voltou a receber um número significativo de indígenas para a 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL). Representantes do Acre confirmam presença no ato que tem como tema “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”. No encontro o grupo também vai debater as questões de demarcação de terras indígenas.
“Dentre as atividades realizadas durante os dez dias de programação estão previstas, em média, 40 atividades. O combate da agenda anti-indígena, pautas educacionais indígenas, o âmbito da saúde e o protagonismo da juventude farão parte dos debates realizados. Um dos encontros da primeira semana é o intitulado “Aldear a Política: Nós pelas que nos antecederam, nós por nós e nós pelas que virão”, com o objetivo de fortalecer mulheres indígenas para as Eleições 2022. A “caravana das originárias” é outro ponto marcante do evento, que traz atividades e reflexões sobre o corpo como território e a ancestralidade indígena”, informa a publicação da ATL.
Considerada a maior mobilização indígena no Brasil, a ATL termina no dia 14 de abril e pode reunir mais de 105 povos. No ano passado, o evento ocorreu de forma virtual devido a pandemia do novo coronavírus.
Em entrevista, o indígena Tarisson Nawa, único representante do povo Nawa de Mâncio Lima, ressaltou que as delegações estão chegando à Brasília. “Do meu povo não vem ninguém, sou o único representante Nawa do meu município que está aqui em Brasília, mas vem parentes do Vale do Juruá, e não me sinto sozinho. Espero contribuir com as outras etnias que também são nossas famílias”, contou Tarisson à revista Cenarium.
You must be logged in to post a comment Login