PRINCIPAL
Indígenas do Pará vão percorrer 2 mil Km para trocar experiência com os Ashaninka do Rio Amônia, no Acre
Por Wanglézio Braga / Foto: Arison Jardim / Mídia NINJA
Está agendado para o próximo mês um evento especial para indígenas do Acre e do Pará. Uma expedição que percorrerá mais de 2 mil km e que terá o objetivo de trocar experiência entre povos dos dois estados – os Kayapó (Pará) e os Ashaninka (Acre). O encontrão será na aldeia Apiwtxa, localizada na Terra Indígena Kampa do Rio Amônia (AC).
“O intercâmbio faz parte da estratégia de aquisição de conhecimentos e solidificação de processos conduzidos pelos indígenas nas aldeias em áreas como a educação indígena, a organização para a gestão do território e a agricultura sustentável”, informou nas redes sociais o grupo Tradições e Futuro da Amazônia.
Cerca de 30 indígenas dos povos Kayapó estão confirmados. No grupo, presença marcada de educadores indígenas, lideranças e colaboradores das organizações representativas. Membros do Funbio também estarão na comitiva.
No Brasil, vivem aproximadamente 1,5 mil pessoas declaradas indígenas ashaninka, a maioria vive no Acre. A comunidade possui conhecimento na implementação de cadeias produtivas sustentáveis para a produção e geração de insumos, de renda, bem como processo de governança e transmissão de conhecimentos.