EXPOACRE 2024
INÉDITO: Jato ‘pousa’ na Expoacre para popularizar o Aeromodelismo no Acre
Por Wanglézio Braga
O Club RBO Aeromodelismo marca presença na “Expoacre 2024”. O estande do grupo é considerado uma das grandes novidades deste ano entre os expositores dos seguimentos de inovação e entretenimento do Parque de Exposições Wildy Viana.
A esquadrilha formada por 13 aparelhos foi posicionada em lugar estratégico para que o público pudesse interagir com quem faz o esporte no Acre. A prática é oficialmente reconhecida no nosso país desde 1987 de lá pra cá o Brasil é considerado uma referência no setor.
Ícone do aeromodelismo local e nacional, o piloto João Victor, informou ao AcreNews que a prática do aeromodelismo no estado existe há 30 anos. Os pousos e as decolagens na cidade ocorrem na estrada do Mutúm em Rio Branco, dentro do espaço do Acre Aeromodelismo, que reúne nos finais de semana cerca de 40 associados. Atualmente, o estado possui uma frota de 100 exemplares.
“Nosso objetivo aqui na Expoacre é tentar expandir, trazer os mais jovens, as crianças, para esse esporte. A nossa ideia também é quebrar o tabu de que o aeromodelismo é algo caro. Muita gente acha que isso é um esporte elitizado. No nosso espaço, as pessoas podem tirar dúvidas sobre valores, conhecer um pouco do esporte e ainda fazer seus registros fotográficos”, explicou Victor.
Entre os modelos expostos e que vem chamando atenção do público é sem dúvida o Jato estilo americano. Com potência de voo de 200 km/h. Durante as demonstrações, o piloto chega a acionar o motor para mostrar a força e a imponência do aparelho. Quem assiste às demonstrações logo é remetido ao ambiente de um aeroporto real, devido às sensações que o forte barulho provoca nos tímpanos.
“Esse jato, por exemplo, é alimentado com querosene de avião, o mesmo usado pelos aviões comerciais. Por isso, a gente também faz campanha de conscientização sobre isso. É um esporte que tem regras e precisamos cumpri-las. É preciso estudar muito, praticar também, porém, num lugar seguro e homologado, regulamentado pelas autoridades”, completou João.