POLÍTICA
Instituto de Terras do Acre, Iteracre avança no processo de regularização fundiária no município de Brasileia
A entidade avança na regularização fundiária em Brasileia com reunião importante entre prefeitura e cartório local. Ação visa garantir títulos de forma justa, transparente e segura para os cidadãos.
O Instituto de Terras do Acre (ITERACRE) realizou uma importante reunião com a prefeitura e o cartório local de Brasileia nesta segunda-feira, 28, para avançar no processo de regularização fundiária do município. A ação é parte do compromisso do governo Gladson Cameli em garantir que cada cidadão receba seu título de forma justa, transparente e segura.
Desde 2022, o ITERACRE trabalha em Brasileia para corrigir equívocos do passado e garantir a regularização fundiária. Identificou-se que houve erros nos registros feitos anteriormente, e agora, em 2025, o instituto está dando seguimento às ações em parceria com o Tribunal de Justiça via Corregedoria.
Os trabalhos serão realizados no núcleo urbano Quixadá e, em conjunto com a prefeitura, no bairro Eldorado, que já teve um processo iniciado e será concluído este ano. O cartório também irá retomar os processos da prefeitura e efetuar os registros dos beneficiados na região do Quixadá.
A equipe do ITERACRE alinhou estratégias para acelerar os processos e garantir que nenhuma família seja deixada para trás. A determinação do governo é levar a regularização fundiária a quem mais precisa, respeitando a consolidação das áreas e o entendimento entre os atores envolvidos.
Com essa ação, o ITERACRE reafirma seu compromisso em trabalhar de forma incansável para garantir a segurança jurídica e o acesso a direitos para as comunidades de Brasileia.