Noticiário de TV sírio transmite ao vivo ataque de Israel a Damasco
O local, que fica próximo ao Palácio Presidencial sírio, na capital do país, Damasco, foi atingido fortemente. O vídeo (veja acima) mostra uma grande explosão no centro da estrutura do prédio, destroços voando e uma grande nuvem de fumaça se erguendo no horizonte.
O ataque faz parte de uma nova frente dos conflitos no Oriente Médio. As Forças Armadas de Israel afirmam que é uma resposta a combates que soldados sírios têm travado com drusos, minoria étnica que vive em regiões tanto de Israel quanto da Síria.
Os militares israelenses disseram que “atingiram o portão de entrada do complexo do quartel-general militar do regime sírio” em Damasco e que continuavam “a monitorar os acontecimentos e as ações tomadas contra os civis drusos no sul da Síria”.
De acordo com a agência de notícias estatal síria, pelo menos uma pessoa morreu e 18 ficaram feridas no ataque desta quarta em Damasco.
O Ministério da Defesa da Síria pediu aos moradores da cidade que permanecessem em casa. Alguns moradores que a Reuters conseguiu contatar por telefone disseram que estavam escondidos em casa com medo, sem eletricidade.
Fumaça sobe após ataques ao Ministério da Defesa da Síria em Damasco — Foto: REUTERS/Khalil Ashawi
Este é o terceiro dia de ofensivas israelenses. Fontes de segurança do Ministério da Defesa disseram à agência de notícias Reuters que pelo menos dois ataques de drones atingiram o prédio e que autoridades estavam se protegendo no porão. A TV estatal Elekhbariya informou que o ataque feriu dois civis.
O repórter Osama Bin Javaid, da Al Jazeera, disse ter testemunhado os dois ataques, e que um ocorreu em frente à entrada do prédio e outro perto dos fundos. Além disso, segundo ele, os equipamentos continuam a sobrevoar o local e rajadas de tiros foram ouvidas, aparentemente vindas de posições defensivas sírias, que disparavam contra os drones.
“Isso mostra que a situação está se agravando. Os ataques israelenses já chegaram ao coração de Damasco”, diz.
Segundo a mídia estatal síria, os ataques também atingiram Sweida, cidade no oeste da Síria de maioria drusa onde soldados têm atacado a população local.
As tropas do governo sírio foram enviadas para a região de Sweida na segunda-feira (14) para acabar com os combates entre combatentes drusos e homens armados beduínos, mas acabaram entrando em conflito com as próprias milícias drusas.
O momento de ataque aéreo de Israel ao Ministério da Defesa da Síria — Foto: Al Jazeera / Reprodução