SAÚDE
Ivon Rates debate em Rio Branco, pactuação entre AC e AM para atendimento em saúde
O prefeito de Envira, Ivon Rates, participou nesta quarta feira,6, em Rio Branco, do Seminário Inter Regional e Interfederativo em Saúde do Amazonas, etapa Rio Purus e Juruá.
O evento, que vai debater a pactuação de saúde entre o Amazonas e o Acre, e que seria realizado em Boca do Acre, foi transferido para Rio Branco por conta de logística.
O secretário de saúde do Acre, Pedro Pascoal recebeu a secretária do Amazonas, Nayara de Oliveira, o presidente do Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde, Hisham Hamida,secretários municipais, técnicos e outros gestores na abertura do evento.
Ivon Rates fez um breve relato das dificuldades que as prefeituras de cidades isoladas do Amazonas enfrentam para encaminhar pacientes a Manaus e destacou o apoio irrestrito que recebe do governo do Acre, onde só esse ano, 436 pacientes já passaram pela Casa de Apoio de Envira em Rio Branco.
Ele defendeu a regulação entre município e a gestão da saúde do Acre e disse que sem esse apoio, não seria possível atender as demandas que surgem nos municípios.
“Eu preciso aqui publicamente reconhecer o esforço que a equipe da saúde do Acre faz para atender a nós e aos demais municípios, porque é quase inviável retirar um paciente em estado grave de Envira para Manaus , por conta das questões de logística e custos. Acredito que é possível encontrar uma solução para efetivar essa compensação entre os estados para que possamos ter sempre essa garantia”,disse Rates.
O secretário de saúde do Acre, Pedro Pascoal citou exemplos corriqueiros que as prefeituras praticam no envio de pacientes, sem acionar a regulação.
“Muitas vezes a gente recebe o telefonema que o avião vai pousar em dez minutos trazendo um paciente em estado grave. Fica complicado para mobilizar o atendimento de urgência assim. Por isso vamos solicitar aos prefeitos e secretários que usem o sistema de regulação para que possamos organizar toda essa estrutura”, reclamou.
A secretaria de saúde do Amazonas, Nayara de Oliveira reconheceu a necessidade do avanço nas tratativas para avançar com a pactuação e exaltou a realização do evento no Acre, para onde nove prefeituras do Amazonas encaminham diariamente dezenas de pacientes em busca de atendimento médico.
Também participaram do seminário o secretário de saúde Lucimar Gomes e os vereadores Ivan Souza e Nonato Lopes.

