ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Jacaré cruzado com cobra, no Acre, nasceu um político, escreve o jornalista e ex-vereador Tancremildo Maia
Em época de pré campanha e de campanha política partidária é sempre assim.
Sempre aparecem aqueles, que se acham os donos da razão. Só eles são analistas políticos e que para agradarem A, B e/ou C manifestam-se falando um punhado de baboseiras, futilidades, abobrinhas, e desconexo com a realidade, nacional e local. São narrativas pré elaboradas que tem como objetivo primeiro o de atingir seus adversários políticos, segundo mexer com o grupo político a que dizem pertencer.
Esquecem os pseudos analistas e conselheiros politicos que Rio Branco é uma cidade de muro baixo, onde voam passarinhos azuis, vermelhos, laranjas, vaga-lumes e até morcegos. Esquecem que quando eles trazem a farinha do trigo o pão ja se encontra pronto na mesa do café. A politica no Acre não é para amadores, no Acre e principalmente em Rio Branco, os acontecimentos, acordos conchavos, conluios, são tratados rotineiramente e divulgados publicamente de imediato. Com o advindo das Redes Sociais a comunicação voa! O acreano que possui acuidade inata, nada deixa passar, sabe muito bem onde as pedras rolam. Conhecem a fundo as suas aldeias, bem como os seus Caciques, Pajés e os irmãos índios.
O que chamou a atenção dos observadores, aqui na Província, foi a mexidas no tabuleiro político em virtude da declaração, ate certo ponto esdrúxula, de uma alta figura do establishment Governamental local, a de que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva é mais democrático que o ex Presidente Jair Messias Bolsonaro. Ficou, ainda, mais esdrúxula a sua justificativa pela tamanha absurdeza de conhecimento da quadra posta. O Presidente Lula tem como padrão comportamental se auto proclamar como um grande político, democrata e conciliador. Coisa que em seus três governos ficou batentes que esse predicados ele não os possui. O nosso Sistema de Governo, Presidencialismo de Coalizão, onde o Poder Legislativo é composto de mais de 30 Partidos Políticos. Em virtude dessa anomalia existente o Poder Executivo tem que se submeter às composições políticas partidárias com os mais diversos Partidos Políticos em busca de uma Maioria Parlamentar para que possa governar, muitas das vezes de aspecto ideológico diferente do seu. Ocorre que o Presidente Lula, foi eleito sem uma maioria parlamentar, teve que negociar com os Partidos, chamados de direita. O Conselheiro Mó apresenta uma indefensável desculpa que o atual Presidente tem na composição de seu Ministério membros dos partidos União, Republicano, Podemos, esquecendo o dito cujo, que o Lula assim faz não por ser um democrata, porém necessitar de maioria na Câmara Federal para poder governar.
Todos sabem que o atual Presidente não é democrata, e que os acordos politicos que ora fez baseiam-se unicamente em uma so vertente, a do “toma lá, dá ca”, são acordos espúrios a custa das chamadas “Emandas Parlamentares”, e onde o fator personalismo partidário se faz presente, daremos so um exemplo. O União tem como o protagonista do Partido no Acordo, o Senador Alcolumbre, que nem Presidente do Partido é, não passando de um simples cacique partidario.Lembremos sempre que foi com esses mesmo tipos de acordos que o surgiu e floresceu o Petrolão. O que não devemos desprezar é o maquiavélico, astuto, matreiro, corrupto, Luis Inácio da Silva, que como um Mágico Ilusionista consegue iludir aos seus espectadores incautos.
Um passarinho passou aqui por casa, alertando que é para termos cuidado com os analistas politicos de ocasião, pois 2026 está próximo, ademais suas narrativas estão sendo, por certo, ouvidas e analisada por quem de direito.
Tancremildo Maia, ex-vereador e jornalista