GERAL
Janeiro Roxo: Campanha na capital focou na prevenção e no controle da Hanseníase
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou na última segunda-feira, 30, a Campanha de Prevenção e Controle da Hanseníase, em alusão ao Janeiro Roxo, mês de luta contra a doença. A ação foi realizada pela equipe da diretoria de Vigilância em Saúde, com o objetivo de orientar a população sobre a doença, conforme instruções do Ministério da Saúde (MS).
As atividades iniciariam na Casa de Acolhida Souza Araújo, com uma programação especial sobre o presente e o passado da hanseníase no Acre, realizada para os moradores, pacientes, familiares e profissionais que trabalham na unidade.
O bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquim Pertinez, participou da atividade e comentou sobre a importância dessa ação realizada pela prefeitura e a necessidade de apoio para a manutenção da Casa de Acolhida.
“Aqui neste lugar recebemos e cuidamos de pacientes de todo o estado. Precisamos do apoio para manter este lugar e queremos que os moradores e pacientes não sejam negligenciados. Por isso, agradecemos a prefeitura por esta atividade”, comentou o Bispo.
Na terça-feira (31) foi realizado também o dia “D” para o encerramento da campanha. Foi montada a tenda da prevenção, na Praça Povos da Floresta, próximo à sede do Morhan, onde foram distribuídos material educativo, feito triagem para avaliação de manchas na pele, por meio de exame dermatoneurológico e avaliação clínica, assim como a realização de testes rápidos para ISTs (HIV, Sifilis e Hepatites Virais) e vacinação para covid-19.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Leandro Siqueira, nos últimos cinco anos tem sido detectado em média 38,8 casos novos da doença por ano.
“Para o ano de 2023, conforme as orientações do Ministério da Saúde, nossa meta é organizar um fluxo para triagem e avalição da infecção subclínica em todos os contatos dos casos positivos, pois assim vamos reduzir a incidência e trabalhar para a eliminação da doença”, comentou o diretor. [Ascom PMRB]