ESPORTE
Jornalista Francisco Dandão lança novo livro nesta sexta-feira
DA REDAÇÃO
O jornalista Francisco Dandão lança um novo livro nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 15h, no auditorio do Museu dos Povos Acreanos. A obra, intitulada “Um minuto depois da meia-noite – Especulações sobre a memória do instante”, é composta de seis artigos sobre produções cinematográficas, usando ferramentas da sociologia, filosofia, psicanálise e meio-ambiente.
O lançamento, assim como uma palestra que será proferida pelo referido autor, faz parte das comemorações do 88º aniversário de fundação da Academia Acreana de Letras, entidade que reúne escritores, cineastas, professores, músicos e uma variada gama de figuras ligadas às mais diversas artes no estado, hoje sob a presidência do professor Adalberto Queiroz.
O que já foi dito sobre o livro
Pitter Lucena (jornalista e escritor): “Francisco Dandão escreve com a ousadia dos que sabem que não há respostas definitivas para o mistério do tempo. A contrário, há perguntas que se multiplicam, como espelhos quebrados que refletem nossa própria fragilidade.”
João Veras (músico e escritor): “Em todos os aspectos que se possa levantar, esta obra cumpre importantes funções como a de desvelar e, com isso, promover reflexões através das quais o chamado espectador comum possa se atentar para o que normalmente por si só não consegue (…).”
José Augusto Fontes (poeta e escritor): “Se a vida comum é limitada, a arte é multifacetada, e nisso o cinema é um expoente. Como podemos ler nos artigos dessa obra, a ficção muitas vezes busca alcançar o sentido da existência, busca responder às inquietações sobre a finitude (…).”
Quem é o autor
. Francisco Dandão, registrado Francisco de Moura Pinheiro, nasceu em Brasiléia-AC, no dia 26 de setembro de 1956.
. É graduado em Letras (Universidade Federal do Acre – 1980) e Direito (Universidade Federal do Acre – 1986); especialista em Comunicação Social Integrada (Fundação Dom Cabral-MG – 1987); mestre em Comunicação e Cultura (Universidade de Brasília – 1999); e doutor em Comunicação e Semiótica (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – 2013).
. É membro da Academia Acreana de Letras desde 15 de junho de 2004, onde ocupa a Cadeira 28, na condição de sucessor do artista plástico Hélio Melo.
. Trabalhou como jornalista na Universidade Federal do Acre (Ufac), exercendo por vários anos o cargo de Assessor de Comunicação Social.
. Foi coordenador e professor do curso de Comunicação Social, habilitação Jornalismo, do Instituto de Ensino Superior do Acre (Iesacre).
. Atualmente escreve crônicas semanais sobre esportes para os sites namarcadacal.com.br, oestadoacre.com e acrenews.com.br.


