CULTURA & ENTRETENIMENTO
Junina Pega-Pega leva cultura junina à Escola Serafim da Silva Salgado neste sábado
Dry Alves, Ascom
O projeto “Pé na Estrada: Junina Pega-Pega nas Escolas” realiza neste sábado, 18 de outubro, mais uma apresentação especial, desta vez na Escola Serafim da Silva Salgado, em Rio Branco. O espetáculo está marcado para as 11 horas e promete reviver toda a alegria e emoção das festas juninas dentro do ambiente escolar.
A ação, que conta com acessibilidade em libras, é promovida pelo Instituto Junina Pega-Pega, que tem se destacado por valorizar a cultura popular e levar a tradição das quadrilhas juninas para mais perto das comunidades, especialmente entre os jovens. A proposta é proporcionar momentos de integração, aprendizado e diversão.
De acordo com Cimar dos Santos, diretor-presidente do Instituto Junina Pega-Pega, o projeto é uma forma de democratizar o acesso à cultura junina, especialmente entre comunidades em situação de vulnerabilidade social.
“A escola é um espaço estratégico para despertar nos estudantes a importância da nossa cultura popular, fortalecendo o sentimento de pertencimento e o protagonismo juvenil”, destacou Cimar.
A iniciativa é financiada pelo Edital de Chamamento Público nº 003/2025-FEM, promovido pelo Governo do Estado do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), com recursos do Governo Federal, através de emenda parlamentar da deputada federal Meire Serafim.
Ao todo, o projeto realizará 10 apresentações da Quadrilha Junina Pega-Pega em escolas públicas dos municípios de Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Sena Madureira e Senador Guiomard. Além dos espetáculos, haverá bate-papos sobre tradições juninas, incentivando o protagonismo juvenil e o surgimento de novas quadrilhas nas escolas.