Como parte das ações do programa Juntos pelo Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), está implantando o Observatório Social, uma ferramenta estratégica voltada para diagnosticar a realidade social nos municípios acreanos.
Em reunião com diretores e equipe técnica da pasta na tarde desta quarta-feira, 7, a vice-governadora conheceu a plataforma de cadastramento dos serviços do programa, que tem como principal pilar articular e fomentar o apoio no enfrentamento da vulnerabilidade social. “A iniciativa tem como objetivo levantar dados sobre vulnerabilidade, acesso a serviços básicos, inclusão social e cidadania. A determinação do governador Gladson Camelí é que políticas públicas sejam direcionadas com maior eficiência e impacto”, informou Mailza.
A titular da SEASDH pediu empenho de sua equipe na coleta de dados que permitam um retrato real das necessidades da população dos 22 municípios do estado. A escuta ativa e técnica vai permitir planejar ações mais precisas e justas. “Queremos um estado cada vez mais próximo das pessoas”, acrescentou.
A assistente social Sandra Amorim, que integra o Conselho Gestor do programa, destacou que o Observatório vai atuar de forma articulada com as prefeituras, lideranças comunitárias e entidades da sociedade civil, reunindo indicadores sociais, econômicos e de acesso à cidadania, com foco especial nas regiões de difícil acesso. “O programa vai além da garantia de segurança alimentar, dos direitos humanos e do controle social. Esses dados servirão de ferramentas para elaboração de projetos, tanto do estado como dos municípios, contribuindo para a melhoria da gestão pública”, disse.
Edição no Alto Acre
Depois de chegar às comunidades ribeirinhas da bacia hidrográfica do Juruá, Epitaciolândia recebe mais uma edição do Juntos pelo Acre nesta sexta-feira, 9. O evento, realizado em parceria com a prefeitura municipal, será realizado a partir das 8h na Escola Cívico-Militar Joana Ribeiro Amed.