POLÍCIA
Justiça revoga prisão preventiva de presidente do sindicato rural de Tarauacá, Zé Filho
O presidente da Associação dos Produtores e Sindicato Rural de Tarauacá, José Teles de Oliveira Filho, conhecido como Zé Filho, teve a prisão preventiva revogada pela desembargadora Denise Bonfim no início da noite desta sexta-feira (18).
O presidente foi preso na Operação Gregório, deflagrada pelo Ministério Público do Acre (MP-AC) e Polícia Civil na última terça-feira (1) em Tarauacá, no interior do estado. Além dele, também foram presos os produtores rurais Marcilio Paixão e Samuel Moreira.
As prisões ocorreram por suspeita de crimes ambientais na floresta estadual do Rio Gregório.
“Em que pese presentes os indícios de autoria e materialidade, como dito na decisão guerreada, todas as atribuições delitivas aos Agravantes decorrem do exercício de atividades vinculadas à associação a qual os mesmos dirigem ou participam (processo 0000462.08.2023). Logo, vencida essa causa e verificando os predicados dos Agravantes, sobejamente possuírem endereço certo, família constituída, inclusive com filhos menores (fls. 47/69), a qual dependem financeiramente da natureza do labor daqueles como trabalhadores rurais, é possível a concessão de suas liberdades”, diz trecho do despacho.