POLÍCIA
Justiça torna réu homem que matou a ex-mulher na frente dos filhos com dois tiros na cabeça
A manicure Luzivânia Araújo foi morta com dois tiros na cabeça pelo ex-marido. O crime aconteceu em maio deste ano no Bairro Plácido de Castro, na capital. O assassinato da mãe de família faz parte de um triste relatório.
O Acre, de acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, aparece em 3º Lugar, entre as maiores taxas proporcionais de homicídios de mulheres. O percentual é de 2,6 para cada grupo de 100 mil. O estado fica atrás apenas de Rondônia com 3,1 casos e, Mato Grosso do Sul, com 2,9.
Apesar das elevadas taxas, houve uma redução de 0, 1%, nos crimes, no período de um ano.
Em 2021, a taxa era de 2, 7 assassinatos para cada grupo de 100 mil. No caso de Luzivânia, ela foi morta porque o ex-marido não aceitava o fim do relacionamento. O homicídio aconteceu na madrugada de 27 de maio deste ano.
A manicure dormia com os dois filhos quando foi assassinada, covardemente, com dois tiros na cabeça. Depois do crime, Gabriel se entregou no quartel do 1º Batalhão da Polícia Militar. Na semana passada o Juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditória Militar aceitou a denúncia do Ministério Público do Acre.
Gabriel Lima vai responder ação penal por homicídio com as qualificadoras de motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicidio. Na mesma decisão o magistrado manteve a prisão preventiva do agora réu. O próximo passo é marca a audiência de instrução e julgamento do processo.