POLÍCIA
Justiça torna réu idoso que pediu para ser atendido por delegado branco
Ao receber a denúncia, oferecida pelo Ministério Público do Acre, o Juiz da 1ª Vara Criminal Daniel Bonfim, disse que encontra-se nos autos a existência de justa causa para o início da ação penal.
Com a decisão, o idoso Raimundo Rufino de 69 anos, que se recusou a ser atendido pelo delegado Samuel Mendes, passou a ser réu no processo pelo crime de racismo. Consta no inquérito policial, que o idoso foi até a sede da 2ª regional da Policia Civil, localizada no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, para registrar uma ocorrência contra uma vizinha. Mas ao ser recebido pelo delegado Samuel Mendes, que é negro, o réu rejeitou prosseguir com o caso e disse que gostaria de ser atendido por um delegado branco.
O crime aconteceu no dia três de janeiro deste ano. O idoso, recebeu voz de prisão pelo crime de racismo. Ele foi indiciado por outro delegado. Mas ganhou a liberdade no dia seguinte em audiência de custódia, realizada no Fórum Criminal. A partir de agora o réu terá o prazo de dez dias para responder à acusação.
Na mesma decisão, o juiz determinou que após o prazo concedido a defesa do réu, seja marcada a audiência de instrução e julgamento do processo.