Connect with us

POLÍTICA

Liderada por Fabio Rueda, Representação do Governo em Brasília completa 58 anos de bons serviços prestados ao Acre

Publicado

em

Há exatos 58 anos, no dia 29 de novembro de 1967, o então governador do Estado, Jorge Kalume, sancionou a lei nº 135, que criou a então Assessoria Parlamentar do Acre em Brasília. Começava naquele momento, uma história de sucesso, marcada por resultados, articulação institucional e muito trabalho.

Ao longo dos anos, a estrutura, que ocupava uma pequena sala no 23º andar do Senado Federal, evoluiu e hoje é conhecida como Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac).

O principal objetivo da Repac é defender os interesses do Acre na capital do país. Seja no acompanhamento de liberações de recursos financeiros ou na interlocução com o Congresso Nacional e demais órgãos federais, a Representação é um órgão estratégico na capital do país.

“Somos a voz presente do nosso estado na capital federal. Nossa atuação é e sempre será em benefício da população acreana. O trabalho bem feito em Brasília reflete em investimentos e, consequentemente, no desenvolvimento do Acre”, afirmou Fabio Rueda, secretário da Repac.

Ao longo de sua trajetória de quase seis décadas, a atuação da Representação foi fundamental em momentos desafiadores que o Acre enfrentou, como as enchentes e secas severas, a cheia histórica do Rio Madeira, crises migratórias e, mais recentemente, a pandemia de covid-19.

Mais de R$ 255,5 milhões em recursos para o Acre

Desde maio do ano passado, a Repac acompanhou a liberação de recursos federais que superam R$ 255,5 milhões. O montante contempla várias áreas de atuação do governo do Estado.

A construção da nova maternidade de Rio Branco, pavimentação e recuperação de rodovias estaduais e vias urbanas, aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, manutenção de ramais e reformas de hospitais estão entre as inúmeras ações.

“São importantes avanços e melhorias para a saúde, educação e infraestrutura. A missão da Repac é exatamente essa, de acompanhar esses desembolsos e fazer com que estes recursos cheguem aos 22 municípios do estado”, explicou o diretor-executivo da Representação, Samuel Lisboa.

Nova sede e divisão regional

Desde dezembro de 2024, a Repac funciona em novas instalações. A atual sede é mais ampla, moderna e atende não só as necessidades da própria Representação, mas também a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), demais órgãos do governo e instituições públicas.

“A Repac se transformou na Casa do Acre em Brasília. Queremos que este seja um espaço de acolhimento e de trabalho para todas as secretarias do governo, prefeituras, câmaras municipais e qualquer órgão governamental. Estamos de portas abertas para receber a todos”, enfatizou Rueda.

Durante cerca de 50 anos, a Representação funcionou em um edifício na região central de Brasília. O local oferecia limitações físicas de espaço e de acessibilidade. A mudança foi comemorada pela servidora Daniela Duarte.

“Na antiga sede, subíamos de elevador até certo andar e depois tínhamos que subir mais dois lances de escada. Alguns servidores tinham limitações de mobilidade e tinham uma certa dificuldade para chegar. Agora, esse problema não existe mais”, disse.

Outro servidor que aprovou a mudança foi Anísio Rocha. “O nosso novo espaço está muito melhor em todos os sentidos. Eu gostei muito dessa mudança”, revelou.

A Repac também conquistou outro importante avanço com a criação da Divisão de Relações Federativas Regional. Localizada em Rio Branco, a unidade aproxima a Repac de prefeituras, órgãos federais e instituições locais, ampliando a capacidade de resposta às demandas do Acre.

“A nossa divisão regional conta com servidores preparados e que entendem as necessidades do estado. Queremos estar ainda mais próximos da população acreana e contribuir com o desenvolvimento da nossa região”, pontuou Fabio Rueda.

Uma vida inteira dedicada à Representação

Antônio Cordeiro, o Cordeirinho, como é mais conhecido, é o servidor mais antigo da Repac. São 47 anos ininterruptos dedicados ao serviço público. Neste período, o motorista testemunhou inúmeras transformações e prestou seus serviços a 13 governadores acreanos.

“Trabalhava em um posto de gasolina e um primo me perguntou se queria concorrer a vaga de motorista da Representação. Ele me disse que o pessoal da época era muito exigente. Fiz a entrevista, passei no teste e estou aqui até hoje”, recorda.

Por toda a sua dedicação, empenho e profissionalismo, o servidor de 78 anos de idade foi honrado com a medalha da Ordem da Estrela do Acre, grau Cavaleiro, pelo governador Gladson Camelí, em 2023.

“Sou muito feliz em fazer parte da Repac. Tenho a Representação como uma segunda família. Durante todo esse tempo, fiz muitos amigos e sou muito grato a Deus pela oportunidade de ter me colocado aqui”, pontuou.

 

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas