Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ligue 180 realizou quase 400 atendimentos às mulheres vítimas da violência em 2024 no Acre

Publicado

em

Sob Mailza Assis, os direitos humanos tem avançado fortemente no Acre, especialmente na questão das mulheres. Após inaugurar em Cruzeiro do Sul a primeira Casa da Mulher Brasileira na região Norte, a Pasta que defende os direitos delas vê intensificar-se o uso do Ligue 180 – Central de Atendimento a Mulher: em 2024, em todo o Estado do Acre, foram realizados 384 atendimentos.
Qualquer pessoa pode denunciar, porém, tendo garantido o sigilo dos dados pessoais. Em 2024, em todo o País, a maioria das denúncias foi feita pela própria vítima, cerca de 83,6 mil. Na sequência, um terceiro, que pode ser um vizinho, um amigo ou um parente, tomou a iniciativa em 48.316 casos. Até mesmo o agressor ligou para comunicar um episódio de violência. Foram 156 registros feitos por eles mesmos, à Central, no ano passado.
“Há uma maior conscientização da sociedade sobre a importância de denunciar esses casos de violência. O Ligue 180 se tornou uma ferramenta fundamental para que as mulheres busquem ajuda e informações, mas não só elas. Qualquer pessoa que tenha conhecimento de uma situação de violência vivida pode contribuir para a redução das subnotificações de casos de violência doméstica familiar e de qualquer outro caso de violência de gênero contra a mulher”, avalia Ellen dos Santos Costa, coordenadora-geral do Ligue 180.
O Ligue 180 recebe ligações, mensagens de WhatsApp e e-mails. Ao todo, no ano passado, foram mais de 750 mil atendimentos realizados por todos esses canais. Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o aumento significativo no número de atendimentos realizados pelo canal reflete a maior confiança da população brasileira, em especial das mulheres, no Ligue 180, que vem recebendo uma série de melhorias desde o ano de 2023.
E os algozes são as pessoas mais próximas, a quem a vítima dedica confiança e mantém uma relação de intimidade. Os dados apresentados pelo relatório do Ministério das Mulheres comprovam que a maior parte dos suspeitos são os atuais companheiros das vítimas (17.915). Ex-companheiros também agridem, ameaçam, humilham. No ano passado, foram 17.083 de denúncias que os consideravam os suspeitos. Familiares, filhos, pais também podem estar no lugar de agressores. Por isso, é importante reforçar: a Central 180 recebe denúncias de qualquer tipo de violência, além da doméstica. Aquelas que são praticadas por um desconhecido, amigos, vizinhos, não importa. O objetivo, sempre, é proteger a mulher e retirá-la da condição de vítima.

Continue lendo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Advertisement

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas