CULTURA & ENTRETENIMENTO
Livro infanto-juvenil conta a história do município de Bujari
Por Eanes Henrique Enes
De autoria de Mário Torres e Mardilson Torres, “Bujari: de seringal a município” será distribuído nas escolas da rede municipal.
Mário Torres, mestre em educação e licenciado em pedagogia, apresenta o projeto como “contribuição nossa de um sonho antigo”. Diz também que o trabalho é um resumo de duas edições de seu pai, Moisés Carneiro. Pioneiro da educação e escritor do hino do Bujari. Ao qual é dedicado a publicação.
Mardilson Torres, licenciado em artes visuais e artista plástico, criador da bandeira do município, e que assina as ilustrações, conta que utilizou técnica mista na execução do trabalho, que retratam cenas eternizadas pelos moradores antigos, ícones do Bujari, primeiros atendimentos médicos, cenas de denúncia a devastação da floresta, que complementam as narrativas com dupla linguagem, visual e escrita. E que a edição, para o público infanto-juvenil, a torna mais acessível com textos resumidos para atrair mais leitores.
O projeto tem suma importância tanto para o resgate cultural da história do município quanto para a história acreana.
O livro também está disponibilizado em forma digital.
O projeto foi contemplado na lei Aldir Blanc, pela fundação Elias Mansour.
Os autores dizem que a ideia é expandir o trabalho pelos outros municípios do Estado. E já planejam mais projetos para dar visibilidade a cultura do Estado.
You must be logged in to post a comment Login