CULTURA & ENTRETENIMENTO
Livro sobre o ex-governador Orleir Cameli será lançado em setembro em Cruzeiro do Sul, anuncia ex-primeira-dama
A ex-primeira-dama do Acre, Beatriz Barroso Cameli, anunciou para o dia 27 de setembro o lançamento do livro “Orleir Cameli, um homem à frente de seu tempo”, obra que resgata a trajetória do ex-governador do Acre. O evento ocorrerá no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul, às 19h.
Com 455 páginas, 75 depoimentos e diversas fotografias, o livro é dividido em 13 capítulos que percorrem desde o nascimento de Orleir em um seringal até sua chegada ao Palácio Rio Branco. A escrita começou em 2010, mas foi interrompida em 2013, após a morte do ex-governador, e retomada três anos depois.
Segundo Beatriz, a obra não aborda polêmicas pessoais ou disputas políticas. “Eu não trato de nomes, de políticos específicos, adversários. Eu queria um livro onde era esposa que estava falando, não uma cientista social. O objetivo de escrever o livro, é lógico que um homem do calibre dele, do trabalho que ele fez, da inteligência dele, tinha que ser mostrado como um exemplo, como um legado para novas gerações”, afirmou. Ela contou com a colaboração da professora Elenilda Maia e do jornalista Mário Emílio Malachias.
O lançamento será feito inicialmente em Cruzeiro do Sul e Rio Branco, mas a viúva também pretende apresentar a obra em Brasileia, Sena Madureira e Tarauacá, municípios onde o ex-governador era muito querido.
Orleir Messias Cameli foi prefeito de Cruzeiro do Sul entre 1993 e 1994 e governador do Acre de 1995 a 1999. Ele faleceu no dia 8 de maio de 2013, vítima de câncer. Orleir é tio do atual governador do Acre, Gladson Cameli.