PRINCIPAL
Mailza abre o coração ao AcreNews e fala sobre tudo
Senadora, vice-governadora eleita, a recatada Mailza abre o coração para falar da vida, em Gladson, Bocalom, adversários e Deus
Por Evandro Cordeiro
Mailza Assis da Silva, uma sul-mato-grossense de Novo Mundo que chegou ainda menina no Acre e que, dia 10 de dezembro próximo completará 46 anos, é a senadora e vice-governadora eleita Mailza Gomes (PP). Discreta e recatada ao ponto de o tom de voz estar sempre em baixa frequência, ela sempre falou muito pouco. Esse estilo dela, inclusive, provoca adversários, os deixam invocados. Muitos não entendem até hoje como ela chegou tão longe na política, um mundo onde se destacam exatamente os pavões, os boquirrotos. Numa conversa bem tranquila, na atmosfera dela, acabamos arrancando algo além do trivial. Descreve sua vida pessoal, define o governar Gladson Cameli (PP) e antecipa como se comportará em 2024, quando seu amigo pessoal Tião Bocalom (PP), prefeito de Rio Branco, disputará a reeleição, segundo já vem anunciando. Também é provocada a ir bem mais na frente ao ser perguntada sobre as eleições 2026, quando assumirá o Governo por um bom tempo, em decorrência do provável afastamento de Cameli, que deverá disputar o Senado. Como será lidar com a tentação de disputar a reeleição?
Veja a conversa:
AcreNews – Senadora Mailza, que tipo de balanço a senhora faz de sua vida na política, uma espécie de meteoro que cruzou o céu em quatro anos? Como foi tudo isso?
Mailza – O balanço que faço é muito positivo. Deus me deu a oportunidade de servir ao meu Estado e ao meu País, no Senado da República, em um dos períodos mais críticos da nossa história, que foi a Pandemia da COVID-19. Como Senadora pude ajudar o Governador Gladson Cameli a viabilizar os recursos necessários para cuidar e proteger a vida das pessoas. Nesse período, também fui abençoada com o nascimento da Theodora, minha filha caçula, que nasceu em agosto de 2020. A gravidez e o nascimento da Theodora se deram no período da Pandemia, o que requereu de mim muito cuidado com a saúde do meu bebê. Mas, conseguimos equilibrar bem as restrições de convivência e as atividades parlamentares. Além do enfrentamento à COVID-19, me dediquei também a outras questões importantes para o desenvolvimento do Acre, ao todo destinei R$ 382 milhões de recursos para viabilizar projetos nas áreas de infraestrutura, produção, saúde, educação, assistência social, políticas para as mulheres e ciência e tecnologia, esses projetos alcançam todos os municípios acreanos. Também exerci a liderança do meu partido (PP) e do maior Bloco Parlamentar do Senado, formado pelos senadores do Progressistas e MDB, e participamos de debates importantes para o Brasil, minha prioridade sempre foi a defesa da família e o desenvolvimento da nossa região. Enfim, foram quatro anos de muito trabalho e de muito aprendizado que me deram uma boa experiência para esse nosso desafio de auxiliar o Governador Gladson Cameli a governar o Acre.
AcreNews – Como evangélica praticante, militante, a senhora ouviu alguma promessa de Deus lá atrás sobre trajetória tão curiosa na política?
Mailza – Há alguns anos Deus usou um pastor e querido amigo para me entregar uma Palavra que aponta para o que tenho vivenciado na política. Desde então, tenho essa Palavra guardada no coração e tenho me dedicado todos os dias para honrar o propósito que Deus me confiou.
AcreNews – Sua chegada na chapa do governador Gladson Cameli (PP) foi um evento que gerou muita paz nele, haja vista o que ele passou no primeiro Governo em relação ao vice. Além do que já se sabe de seu suposto dócil comportamento, o que a senhora promete para tranquilizar ainda mais o governador nesse segundo mandato?
Mailza – Minha trajetória na vida política tem uma relação direta com o Governador Gladson Cameli. Em 2014, disputamos juntos a eleição, naquela oportunidade ele era candidato a Senador da República e eu sua 1ª Suplente. Nas eleições de 2018 também participei da campanha do Gladson para o Governo do Estado, visitamos todos os municípios e conversamos com as pessoas para conhecer suas necessidades e propor uma nova forma de fazer política no nosso Estado. Então, o Governador Gladson Cameli e eu já temos uma relação política de proximidade de muito tempo e quando ele me fez o convite para compor sua chapa como candidata a Vice-Governadora, mais uma vez me coloquei à disposição para contribuir com nosso projeto político e servir à população acreana da melhor forma. E, essa continuará sendo nossa postura, de auxiliar o Governador Gladson Cameli nesse grande desafio que será governar o Acre durante os próximos quatro anos.
AcreNews – Na eleição de 2020 sua atuação foi preponderante na vida do então candidato a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), por quem a senhora demonstra muita amizade, quer em falas ou gestos. E agora, em 2024, como as coisas vão se desenrolar, caso o Palácio Rio Branco opte por ter um outro candidato a prefeito?
Mailza – A prioridade agora é cuidar do Acre e de todos os acreanos, temos muitos desafios para melhorar a qualidade de vida da população do nosso Estado. Quando chegar o momento certo das discussões das eleições municipais nosso Governador Gladson Cameli, que também é Presidente da Executiva Estadual do Progressistas, naturalmente irá liderar o processo e nós estaremos prontos para auxilia-lo da melhor forma.
AcreNews – Cerca de oito meses antes das eleições de 2026 a senhora deverá assumir o Governo, caso Cameli opte por disputar o Senado e se afaste. Isso pode ser uma oportunidade para senhora pensar em disputar o Governo?
Mailza – O futuro está sob o controle de Deus. O compromisso que Gladson e eu assumimos com o povo acreano é de trabalhar muito para cuidar do nosso Estado e das pessoas. Então, todo nosso empenho estará voltado para honrar os 242.100 votos de confiança que recebemos e todos os demais acreanos, mesmo os que não votaram na gente.
AcreNews – Como é sua relação com o deputado federal e agora senador eleito Alan Rick?
Mailza – Relação boa.
AcreNews – A senhora consegue definir o governador Gladson Cameli, um homem que ganhou todas as eleições que disputou, mesmo com muita oposição lhe espezinhando, sobretudo a última, quando, a rigor, antecipou a ‘aposentadoria’ para tudo o quanto havia de cacique da política local?
Mailza – O Governador Gladson Cameli é um líder humanista e carismático. As pessoas que tem a oportunidade de conviver um pouco com ele no dia-a-dia pode observar o carinho que ele tem com as pessoas, principalmente com as crianças, que ele mesmo as chama de autoridades. E, além desse carinho, ele também possui uma capacidade de se conectar com as pessoas de uma forma muito natural. Então, eu acredito que esse histórico político vitorioso dele é consequência do compromisso, carinho e carisma que ele tem com o povo acreana.
AcreNews – Como líder da transição, nomeada pelo governador, tarefa que estaria em fase de conclusão, o que a senhora pode adiantar sobre o novo governo? Quais novidades vem por aí?
Mailza – Tenho acompanhado o trabalho da equipe de transição, nesse momento o principal objetivo é realizar as adequações na estrutura do Governo para garantir uma capacidade maior de execução das ações e projetos. Esse trabalho está em estágio bem avançado e acredito que nos próximos dias o Governador Gladson Cameli deverá apresentar a sociedade o resultado. Nosso compromisso é fazer mais e melhor ainda.
AcreNews – Mais uma vez a inevitável pergunta: Qual será seu papel no Governo? Tem alguma missão especial em relação ao povo evangélico?
Mailza – Meu principal papel será de continuar servindo a sociedade acreana, agora como Vice-Governadora, ao lado do Governador Gladson Cameli. Com relação ao povo evangélico e aos demais segmentos religiosos, eles realizam um papel muito importante para a sociedade, sobretudo na assistência às pessoas mais necessitadas. Nesse sentido, vou trabalhar como Vice-Governadora para fortalecer as ações e projetos que as igrejas já fazem e com a parceria do Governo do Estado acredito poderão fazer muito mais e ajudar a transformar a vida de mais pessoas.