SAÚDE
Mais de 300 alunos de Guajará recebem orientações sobre sobre saúde mental
Em alusão ao Setembro Amarelo, iniciativa em parceria com órgãos locais reuniu estudantes e professores em Guajará para debater prevenção ao suicídio e cuidados emocionais
A Afya Cruzeiro do Sul realizou na última quinta-feira (25), no município de Guajará (AM), uma grande ação em alusão ao Setembro Amarelo. O evento, que ocorreu na Escola Estadual José Elno Ferreira de Souza, reuniu 320 pessoas, entre estudantes e professores, e foi promovido em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o Conselho Tutelar do município e as secretarias municipais de saúde e educação.
De acordo com o professor Gerson Coelho, que coordenou a iniciativa, a ação cumpriu um papel essencial de sensibilização. “O Setembro Amarelo é um momento de reflexão, mas também de ação. Precisamos mostrar aos jovens que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física, e que pedir ajuda nunca deve ser visto como sinal de fraqueza, mas sim de coragem”, afirmou.
O evento contou com palestras, dinâmicas e rodas de conversa conduzidas por profissionais da saúde e pela equipe do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento (NED) da Afya Cruzeiro do Sul, que participou ativamente das atividades. “Nosso objetivo foi criar um espaço de diálogo e acolhimento, onde cada estudante pudesse se sentir ouvido e valorizado”, destacou Gerson.
Setembro Amarelo
A campanha “Bora se Cuidar” busca dar visibilidade à importância da saúde mental e ser um porto seguro para médicos e estudantes de Medicina. Com uma abordagem leve e acessível, a iniciativa utiliza influenciadores para amplificar o tema e apoia o público por meio de diferentes formatos e canais: conteúdos em vídeo, podcasts especiais e uma landing page exclusiva que reúne chat de ajuda, cartilha de autocuidado e calendário de eventos, permitindo que cada pessoa escolha o formato que melhor se encaixa em seu momento.
Sobre a Afya
A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 20 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil, e “Valor 1000” (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em http://www.afya.com.br e ir.afya.com.br.