ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mais de 32 mil pessoas transitaram pela rodoviária de Rio Branco nos últimos dois meses, uma vitória do turismo
Um balanço feito pela Rodoviária Internacional de Rio Branco mostrou que, nos últimos dois meses de 2024, passaram pelo terminal 32,2 mil passageiros. Os dados são da administração da unidade e apontam um aumento de 10% com relação ao mesmo período do ano passado, já que, entre novembro e dezembro de 2023, 29,2 mil pessoas passaram pelo terminal.
A maior parte dessas viagens, durante o recesso de fim de ano, foi para estados vizinhos, como Rondônia, ou até para turismo interno no estado. A Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete) atribui esse número aos incentivos e fomentos que o Acre tem dado ao setor.
“Durante o período de recesso de fim de ano, muitas famílias viajam para passar férias ou rever familiares e amigos em outras cidades ou estados. No Acre não seria diferente. Muitos acreanos saem dos seus municípios para visitar outras cidades do estado e de fora, assim como turistas vêm ao Acre revisitar ou conhecer e aproveitam para vivenciar outras culturas e descobrir as belezas que o estado tem a oferecer”, explica o secretário da pasta, Marcelo Messias.
Essa movimentação afeta mais de 50 segmentos ligados ao turismo, como a economia local. Cruzeiro do Sul, por exemplo, é um dos destinos mais procurados, devido aos seus espaços naturais, como o Rio Croa, que, já nos primeiros dias de janeiro registrou, em um único dia, mais de 400 pessoas. Ainda, durante o recesso de fim de ano e o primeiro fim de semana de janeiro, foram pelo menos 2,5 mil pessoas circulando pelo local.
Desde julho de 2023, a comunidade do Rio Croa conta com internet, fruto de uma parceria do governo do Estado com a empresa Omegasul. Um detalhe que faz a diferença, porque os visitantes, do próprio local divulgam as belezas da região.
Foi o que fez o blogueiro Rafael Cavalcante, que esteve na comunidade no dia 27 de dezembro e exibiu detalhes do passeio em sua rede social. Com bom humor, mostrou um dos restaurantes que atendem o público e deu a dica para seus mais de 24 mil seguidores: “Conheça um pouco deste paraíso”.
O secretário Marcelo Messias destaca ainda que somente o Rio Croa, na segunda maior cidade do estado, tem recebido uma média diária de 200 turistas.
“A divulgação dos nossos atrativos nas redes sociais, meios de comunicação, feiras e eventos regionais têm contribuído para despertar o interesse do acreano em conhecer o próprio estado com o olhar de turista. Isso é muito bacana e fortalece o sentido de pertencimento, aumenta o orgulho de ser acreano e o fato de termos tantas belezas naturais, culturais e uma história singular”, avalia.
Turismo internacional
Conhecido pela riqueza de sua cultura, culinária e história, o estado acreano tem chamado cada vez mais a atenção do mundo e se tornado atrativo para quem sonha em conhecer parte da Amazônia, sendo um território que oferece uma imersão nos conhecimentos tradicionais, preservação e valorização histórica. Isso se reflete nos dados divulgados pelo Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e pela Polícia Federal (PF), que apontam que 19,8 mil turistas internacionais visitaram o Acre em 2024.
O número representa, segundo o levantamento, um aumento de 15,4% em comparação com 2023. Somente em dezembro, 1.714 estrangeiros visitaram o Acre. Segundo o Mapa do Turismo Brasileiro, atualmente sete cidades do Acre são trabalhadas prioritariamente pelo Ministério do Turismo, no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.
Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Rodrigues Alves, Tarauacá e Xapuri estão categorizadas como Caminhos do Pacífico, das Aldeias e Biodiversidade e da Revolução.
Rotas que, de acordo com a Sete, movimentam mais de 50 segmentos, fortalecem as culturas locais pela sua floresta, história, culinária e artesanato, permeando o turismo de observação de aves, de aventura, ecológico, religioso, de negócios, etnoturismo e de experiência, entre tantas outras possibilidades do setor, atraindo visitantes de diversos lugares.