Connect with us

GERAL

Mapa do G1 mostra o Acre na rota da queda de temperatura mais intensa dos últimos anos abaixo da linha do Equador

Publicado

em

Meteorologistas preveem que massa de ar frio continental se estabeleça no país ao longo desta próxima semana.

Por g1

A frente fria que deve derrubar as temperaturas em boa parte do Brasil nos próximos dias chegou ao Sul do país nesta terça-feira (27) trazendo temporais.

A previsão é que grande parte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná tenham chuva forte neste início de semana. Os meteorologistas destacam que parte do Mato Grosso do Sul também pode ter pancadas fortes com o avanço do sistema.

“Quando chega uma frente fria, geralmente ela provoca chuva e, depois que ela passa, ai sim vem a alta pressão com a massa de ar fria”, explica Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.

Por isso, a expectativa é que as temperaturas comecem a baixar no Sul a partir de quarta-feira (28).

Ainda na quarta, a frente fria avança para São Paulo, Mato Grosso do Sul, parte de Mato Grosso, Rondônia, parte do Acre e sul do Amazonas. Na região Norte, está previsto o fenômeno conhecido como friagem.

➡️A friagem é caracterizada por uma queda de temperatura muito acentuada que acontece na parte Norte do Brasil, provocada pela passagem de ar frio de origem polar e não pelo excesso de nebulosidade ou tempo chuvoso.

A previsão é que o pico do frio aconteça entre sexta-feira (30) e sábado (31).

“Mas vale lembrar que a gente vai passar pelo inverno, então pode ser que tenha frio mais intenso a caminho. […] É um frio de verdade, mas não deve ser nada tão extremo ou histórico”, pondera o meteorologista.

Aviso para queda de temperaturas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de “perigo” para o declínio das temperaturas, pois a previsão aponta uma diminuição de até 5ºC em estados do Centro-Sul. Os dados são do “Alert-AS – Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos” do Inmet:

  • primeiro aviso vale para o período de 28 a 29 de maio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, parte de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
  • segundo aviso abrange o período de 29 a 30 de maio em parte de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre.

 

Entenda mais os avisos do Inmet

O Inmet, atualmente ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, mantém o “Alert-AS – Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos”. Além da previsão e do monitoramento do tempo em geral, entre outras atividades, o Inmet emite “avisos meteorológicos”, nos quais classifica em três níveis de intensidade o fenômeno observado: amarelo (perigo potencial), laranja (perigo) e vermelho (grande perigo).

Os avisos do sistema Alert-AS do Inmet não têm relação com os alertas que são usados pela Defesa Civil quando há risco à população. Eles são feitos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Na atual frente fria, o Cemaden emitiu alerta de nível moderado para Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, e para Manaus, Tefé e Parintins, no Amazonas, devido à previsão de continuidade da chuva na terça-feira. Há possibilidade de enchentes e alagamentos nestas regiões.

 

Avanço da onda polar

O sistema, de origem polar e com trajetória continental, vai avançar pelo Sul e depois atingir outras regiões. A previsão é que o frio chegue em duas ondas:

  • Primeira onda: avanço da frente fria a partir de terça, provocando chuva no Sul e instabilidades em São Paulo e no Mato Grosso;
  • Segunda onda: reforço do ar polar entre os dias 31 de maio e 1º de junho, com potencial para derrubar significativamente as temperaturas no Sudeste e Centro-Oeste.

 

Geada e neve

Com a previsão de avanço da frente fria para o interior do Sul, a geada pode acontecer de forma ampla nessa região.

A expectativa é de que o fenômeno ocorra a partir do dia 30, não apenas no Sul do Brasil, mas também em partes do Sudeste, como São Paulo e Sul de Minas Gerais, e no Sul de Mato Grosso do Sul.

Há possibilidade de ocorrência de neve também entre os dias 28 e 29 nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. De acordo com os meteorologistas, a neve poderá alcançar localidades menos elevadas da Serra Gaúcha, como Gramado e Caxias do Sul.

Previsão de neve e geada — Foto: Arte/g1

Previsão de neve e geada — Foto: Arte/g1

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas