Connect with us

ACRE

MAPA inclui o Acre no calendário obrigatório de semeadura da Soja

Publicado

em

Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta hoje (2), no Diário Oficial da União (DOU), a Portaria nº 389 que estabelece calendário de semeadura de soja referente à safra 2021/2022. O calendário, segundo a autarquia, deve ser seguido pelos estados produtores em todo o país.

No Acre, o período da semeadura vai de 21 de setembro de 2021 a 08 de fevereiro de 2022. O plantio deve, obrigatoriamente, seguir o cronograma estabelecido. Os calendários foram estabelecidos a partir das sugestões de Agências Estaduais de Defesa Agropecuária e do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, ajustados em função das condições peculiares de cada região produtora.

“A medida fitossanitária da obrigatoriedade do calendário, implementada no Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), visa racionalizar o número de aplicação de fungicidas e reduzir os riscos de desenvolvimento de resistência do fungo Phakopsora pachyrhizi às moléculas químicas utilizadas no controle desta praga”, informa a autarquia.

Até bem pouco tempo, a regra do cumprimento de cronograma servia apenas para seis estados: Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

Com o decreto publicado hoje, passou a ser obrigatório também, a partir desta safra, em 14 unidades da federação: Acre, Alagoas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas