GERAL
Mercado de carros usados no Acre acompanha alta nacional com 4,4 mil vendas e avanço de 12,9% em março
Com mais de 12 mil unidades comercializadas em 2026, estado acompanha tendência nacional; “velinhos” e utilitários pesados lideram o crescimento.

RIO BRANCO – O mercado de veículos seminovos e usados no Acre encerrou o primeiro trimestre de 2026 com fôlego renovado. Segundo dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o estado registrou a venda de 4.490 unidades apenas em março, uma alta de 12,9% em relação ao mês anterior.
O Cenário no Acre: Crescimento Acima da Média
O desempenho acreano impressiona quando comparado ao mesmo período do ano passado. Em março de 2025, os números eram significativamente menores, representando um salto de 29,4% no confronto anual.
No acumulado do ano (janeiro a março), o Acre já soma 12.125 veículos negociados, consolidando um crescimento de 13,9%. O índice coloca o estado em sintonia com a média da Região Norte, que expandiu 12,4% no trimestre.
Destaques por Segmento: O que o acreano está comprando?
A análise por categoria revela um aquecimento nas atividades produtivas e logísticas do estado, já que os veículos pesados foram os que mais cresceram proporcionalmente.
| Segmento | Unidades (Março) | Crescimento (vs. Fev) |
| Motos | 1.934 | +14,1% |
| Autos (Carros de passeio) | 1.751 | +6,6% |
| Comerciais Leves | 675 | +23,0% |
| Comerciais Pesados | 74 | +34,5% |
Os favoritos no estado:
-
Carros: VW Gol (125 vendas), GM Onix (124) e Hyundai HB20 (109).
-
Caminhonetes/Utilitários: Toyota Hilux (123), Fiat Strada (112) e VW Saveiro (95).
-
Motos: Honda CG150 (462), Honda Biz (351) e Honda NXR150 (165).
Perfil da Frota: A vez dos “Velinhos”
Embora os seminovos (até 3 anos de uso) tenham sido o motor de crescimento em março (+26,6%), o destaque do ano vai para os veículos com mais de 13 anos, carinhosamente chamados de “velinhos”. No acumulado de 2026, este segmento apresenta o maior avanço no Acre: +29,8%.
Cautela no Horizonte Nacional
Apesar dos números robustos em todo o Brasil — com mais de 1,6 milhão de unidades vendidas em março — a Fenauto adota um tom de cautela para o segundo semestre. De acordo com o presidente da entidade, Everton Fernandes, eventos como a Copa do Mundo e as Eleições podem gerar oscilações na demanda e no ritmo das negociações nos próximos meses.











