CULTURA & ENTRETENIMENTO
Mestre Matraca circula projeto de capoeira em espaços públicos de Rio Branco com apoio do Fundo Estadual da Cultura
Enilson Amorim
Neste mês de fevereiro, Mestre Matraca e sua equipe estão realizando o projeto “Vem aprender Capoeira com Mestre Matraca”, com o financiamento da Fundação Elias Mansour, através do edital 2024 do Fundo Estadual de Cultura. O projeto inclui três vivências, com aulão, roda, bate papo, musicalidade, toques de instrumentos e muita Capoeira, sob a coordenação do Mestre e de sua equipe da Associação Cultural e Desportiva Casa de Pescador.
“No universo da Capoeira, a figura do Mestre é carregada de significados e simbolismos. São eles os responsáveis pela continuidade da Capoeira, dedicando suas vidas, ensinando novos capoeiristas, mantendo vivas a tradição, a memória e cultura da Capoeira. Muito além de um professor, o Mestre é um exemplo, que inspira não apenas na Capoeira, mas em diversas vertentes da vida. Aqui no Acre, onde trabalho com minha equipe Casa de Pescador, isso é muito forte porque atuamos com crianças e jovens da periferia, da área rural, além de pcds, em espaços como o Ramal do Panorama, a Quadra do Jorge Lavocart e a sApae. Esses públicos, em sua maioria, tem na Capoeira o único acesso à atividades culturais e o Mestre é uma grande referência de caminho saudável e promissor para esse público”, comenta Mestre Matraca.
O projeto “Vem aprender Capoeira com Mestre Matraca” prevê atividades gratuitas de formação, em três espaços: no dia 5 de fevereiro, a atividade aconteceu na Escola Raimundo Borges, com os alunos do professor Camaleão; nos próximos dias 13 e 15 acontecerão, respectivamente, na Quadra do Jorge Lavocart, com os alunos do professor Curioso, e no município de Plácido de Castro, com os alunos do Contramestre Ferrugem. A comunidade tem respondido positivamente e participado das atividades propostas, cantando, jogando, interagindo com a Capoeira, com a Musicalidade Afro-Brasileira e com o Mestre.
“A Associação Cultural e Desportiva Casa de Pescador nasceu em 2022, com a iniciativa de Mestre Matraca e Professor Curioso em ampliar o trabalho que vem desenvolvendo com a Capoeira e as Culturas Afro-Brasileiras no Acre desde a década de 1990. Entre shows com musicalidade da Capoeira, aulas, rodas, encontros de formação, danças afro-brasileiras e confecção/toque de instrumentos musicais artesanais, a associação vem ampliando seu espectro de atendimento, contribuindo para a valorização e difusão da Capoeira e suas vertentes culturais locais”, completa professor Curioso.
Esta é apenas uma, das muitas atividades que Mestre Matraca e a Associação Casa de Pescador tem em seu cronograma para 2025. O ano iniciou com a participação de seus integrantes no evento Capoeirando 2025. Mestre Matraca e Professor Curioso contaram com o financiamento da Política Nacional Aldir Blanc, através do Edital de Bolsas Culturais disponibilizado pela Fundação Elias Mansour. Também participaram os mestres Açaí e Voador, que ascenderam em suas graduações. Para acompanhar este e outros projetos da associação, sigam as redes sociais @casa.depescador.