Connect with us

POLÍTICA

“Meu pai foi rico e poderoso, mas o maior legado para mim foi a caridade”, diz Claire, filha do saudoso governador Orleir Cameli, convidada a entrar para a política

Publicado

em

O saudoso governador Orleir Cameli foi bom para o Acre e isso ecoa até hoje. Os herdeiros dele são privilegiados. O povo ama o governador Gladson Cameli (UP), seu sobrinho. E para as eleições de 2026 pode estar pintando mais um Cameli para as urnas, ninguém menos que a própria filha. Ela é a assistente social Claire Cameli, dona de um ‘coraçãozão’ parecido com o do pai. Militante da ala feminina do PP, agora União Progressista, essa senhora de olhos azulados, mais ou menos da altura do pai, cheia de generosidade, está sendo ‘bombardeada’ com convites para disputar um mandato. Ela está mais pra lá do que pra cá dessa decisão. Já tem gente se dispondo a ajudá-la e as mulheres progressistas contam de certo com sua presença na disputa. O AcreNews foi sondar mais de perto quem é essa pessoa, saber o que ela pensa sobre política.

A seguir um papo com a Claire:

 

 

AcreNews – Quem é Claire Cameli?

Claire – Sou acreana, nasci em cruzeiro do Sul, tenho 47 anos e sou filha de Maria Luiza Carvalho e de Orleir Messias Cameli, mãe do Davi Carvalho Cameli de Santana e Ester Carvalho Cameli de Santana, casada com Carlos Cézar de Santana, graduada em Serviço Socia, e busco fazer o melhor pela vida das pessoas por dias melhores com, mais dignidade. Sou filha do Orleir com muito orgulho, um homem que não apenas ocupou cargos públicos, como os de prefeito e governador, mas que viveu a política com alma, coragem, determinação e verdade. Vi de perto o quanto ele se dedicou a transformar vidas, ao abrir portas e a enfrentar os desafios com dignidade. Vi suas noites sem dormir, suas batalhas por justiça e dias melhores ao povo acreano, e acima de tudo seu respeito pelas pessoas. Ele sabia que política não é sobre poder, e sim sobre servir. E eu, como assistente social, tive a minha primeira experiência em gestão pública no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do município de Bujari, onde fui coordenadora em assistência social a frente do programa Bolsa Família, em seguida trabalhei na Secretária Estadual de Desenvolvimento Social (SEDES), mais precisamente na parte de habitação, na sequência fui para a Secretaria Estadual de Habitação (SEHAB), onde trabalhei na zona de atendimento prioritário- ZAP Urbana, atuei também como secretária na Secretaria de Estado de Assistência Social, de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM). Estando como secretária juntamente com as demais pastas da Saúde, Educação e Segurança, realizamos em força conjunta trabalhos de excelências.

 

AcreNews – Você sempre morou em Rio Branco?

Claire – Nao. Morei em Cruzeiro do Sul desde que nasci até 2003, quando vim para a capital.

 

 

AcreNews – Você é filha de um homem lembrado com saudosismo por muita gente, o ex-governador Orleir Cameli. O que ele significa pra você como homem e como político?

Claire – A história de luta de meu pai me chamou muito a atenção. O seu trabalho de amor pelo Vale do Juruá e por todo o Acre. Por onde ele passava deixava referências de ajuda ao próximo, como também transformar vidas e abrir portas para as pessoas. Era um homem cheio de caridade que se importava com os mais necessitados. Como político, seu legado é de um homem que não apenas ocupou cargos políticos, como prefeito e governador, mas que viveu a política com alma, coragem e verdade. Vi de perto o quanto ele se dedicou a transformar vidas e, acima de tudo, seu respeito pelas pessoas, porque ele sabia que política não é sobre poder e sim sobre servir. Esse é o legado de meu pai que me inspira até hoje. Aprendi com o meu pai que a política precisa de propósitos, de escuta e de coragem.

 

AcreNews – A senhora está cheia de convites para disputar as eleições. Em que pé está isso?

Claire – Está bem avançado. Hoje não é apenas o momento de um anúncio de uma pré-candidatura, ao colocar o meu nome a disposição para apreciação, mas com muita emoção e responsabilidade, com a certeza de que cada passo que dou é sustentando por Deus, com uma história de luta, trabalho de amor pela minha cidade, lá no Juruá, e por todo o Acre, carregando comigo um nome que tem história e legado político social, o de Orleir Cameli. Mas eu não estou aqui apenas para honrar o nome dele, estou aqui para trilhar o meu próprio caminho, com os pés firmes no presente e os olhos voltados para o futuro, cheia de propósitos de escuta e coragem. É isso que me move, com o desejo de construir uma cidade, ou um estado, onde as pessoas se sintam vistas, ouvidas e respeitadas, lugar onde as oportunidades não sejam privilégio de poucos, mas um direito de todos. A minha geração carrega novos desafios, novas vozes e novas formas de fazer política e eu quero ser ponte entre o que já foi feito e o que ainda precisa ser construído, quero trazer a força do legado do meu pai com a energia da renovação.

 

 

AcreNews – O PP Mulher tem sido muito participativo na política do Acre. Você vai envolver essa ala em seu projeto?

Claire – Temos um programa com estratégias por meio da determinação do nosso ‘zero um’, o governador Gladson Cameli, nosso líder maior nos últimos anos, uma delas foi consolidar à pré-candidatura de Mailza Assis ao Governo, que é o principal objetivo do PP Mulher do Acre, juntamente com todo o partido como um todo em apoiar a vice-governadora nas eleições de 2026. Sabemos que em julho de 2025, a Executiva Estadual do PP declarou publicamente o apoio à pré-candidatura dela, junto com outros movimentos, como a Juventude, o Afro e o Indígena. O partido vem realizando eventos mobilizadores com protagonismo feminino, um deles foi encontros Conect@dos com Mailza, atos em homenagem às mulheres, política em combate à violência de gênero, mobilização e engajamento com movimentos sociais que vem reunindo diversas lideranças políticas, prefeitos, deputados, vereadores, militâncias na continuidade a esses eventos destacando de forma fundamental fortalecendo do papel da mulher na inclusão de lideranças femininas na base das articulações do partido na política acreana, expressando total apoio a Mailza Assis, coma a participação das mulheres na política de forma institucional reforçando a unidade do partido com discursos firmes alinhados com projetos políticos e sociais junto a gestão de Gladson Cameli. O PP Mulher Acre está focado em ser uma peça-chave na consolidação política de Mailza Assis como candidata ao governo em 2026, usando sua estrutura para empoderar a presença feminina na política estadual.

 

AcreNews – Qual sua avaliação ao Governo Gladson e a política nacional?

Claire – Minha avaliação do Governo Gladson Cameli: Ele vem mantendo a base aliada de forma coesa, sobretudo com a vice-governadora Mailza Assis, aplicando os investimentos e recursos públicos em infraestrutura com grandes obras com prédios e estradas, pontes e recuperação de ramais, como também recursos de incentivos às instituições sociais e prefeituras por meio do executivo e legislativo, que e sua marca forte da gestão do governador Gladson Cameli, especialmente com apoio federal. Ele tem uma expressão grande com sua popularidade, Gladson mantém aceitação sólida na capital e todo interior do estado, ele também tem dado um grande fortalecimento as lideranças femininas, com a valorização da vice-governadora Mailza, que é vista como acerto político em gesto de grande fidelidade na sua gestão com a renovação política. Vejo o governador Gladson Cameli como eficiente, com obras e articulações políticas sociais, movimentos importantes. Vejo o governador mantendo o ativo do estado bem de forma positiva, especialmente por causa de pautas relacionadas à lei de incentivo fiscal. Governo Gladson Cameli vem entregando obras e estabilidades funcionais, mantendo em dias os salários e as premiações dos servidores, mantendo dialogado com cada categoria. Sobre a política nacional, minha visão da política do Brasil em 2025 para 2026, vejo um cenário onde o atual presidente do Brasil (PT) segue no terceiro mandato com governabilidade frágil, sustentado por alianças com partidos do famoso centrão, a tensão entre Poder Executivo e Legislativo aumentou em 2025, especialmente por causa de pautas econômicas e do marco fiscal. Existe uma polarização política continua forte, mas o eleitorado começa a mostrar cansaço com os extremos, por conta da inflação está relativamente descontrolada, podemos observar o alto nível de desemprego que ainda é preocupante, especialmente entre jovens. O país vive hoje debates intensos sobre reforma tributária, questões ambientais e segurança pública. O clima pré-eleitoral para 2026 começa a esquentar, com Lula sinalizando a sua reeleição para 2026, ele vem buscando o apoio da direita por nomes fortes para concorrer, como Tarcísio de Freitas ou Ratinho Jr. Brasil passa por um cenário ainda polarizado, uma situação com sinais de que o eleitorado busca nomes equilibrados. Lula mantém governabilidade com desafios econômicos e políticos em baixa que possivelmente não dará sinais nenhum de melhoria financeira tendo em vista a grande instabilidade financeira e econômica do pais, e isso é notório.

 

 

AcreNews – O que Mailza Assis representa para as mulheres do Acre?

Claire – Mailza Assis representa em minha análise de entendimento político, um marco na política acreana de representatividade, superação e protagonismo feminino na política de um estado historicamente dominado por lideranças masculinas. Ela não é apenas uma figura pública política é símbolo de avanço, empoderamento e resistência feminina em um contexto onde a participação das mulheres ainda enfrenta muitas barreiras, mas a Mailza Assis vem ocupando cargos de alta relevância no Estado e fora dele, ela já foi senadora eleita pelo Acre (2019–2023), atualmente é a primeira mulher a ocupar a vice-governadora. Sua ascensão representa quebra de paradigmas em um estado onde a política sempre foi, majoritariamente, masculina, isso inspira outras mulheres como eu a acreditarem que também podem ocupar espaços na política, posso citar um exemplo de mulher a Mailza Assis ela equilibra política com sensibilidade social, uma articuladora em pautas políticas e sociais com educação, saúde, assistência social, proteção à mulher e juventude. Seu perfil tem sido visto como mais dialogados e conciliador, algo que vem sendo valorizado dentro e fora do PP. Ela mostra que é possível ter firmeza política sem abrir mão de características humanizadas e sensíveis. Incentivadora de outras mulheres na política como liderança do PP Mulher no Acre, ela tem sido ativa em formar, capacitar e incentivar candidaturas femininas, apoiando diretamente ações como o projeto “O Futuro Chegou”, encontros regionais e programas de filiação. Durante eventos públicos, destaca a importância de dar voz às mulheres nas decisões políticas, defendendo espaço real, não só cotas simbólicas, ser exceção, quer ser o começo de uma nova regra. Representatividade que vai além da política Mailza é evangélica, tem origem simples e é mãe três fatores que a tornam identificável e próxima das mulheres acreanas comuns, especialmente aquelas do interior e das periferias urbanas, essa identificação reforça sua autoridade moral e empatia com o cotidiano das mulheres do estado. Ela representa as mulheres que conciliam família, casa, fé, trabalho e sonhos, onde elas querem também ser ouvidas nas decisões na política e pelo poder público. Mailza Assis é, para muitas mulheres no Acre, uma referência de que é possível sonhar com mais, e poder alcançar uma nova fase na política acreana, conceituando as mulheres não apenas apoiarem candidaturas de mulheres, mas também consolidar lideranças femininas em novos projetos alinhados com o PP e a gestão de governo.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas