POLÍCIA
Ministério cria grupo para estudar ampliação defesa na fronteira do Acre e mais 8 estados
Por Wanglézio Braga
O Ministério da Defesa do Brasil publicou na edição de hoje (09) do Diário Oficial da União (DOU) uma portaria autorizando a criação de um grupo de trabalho para analisar a viabilidade e possíveis mecanismos de trabalho para o emprego das Forças Armadas no Acre e demais estados da Amazônia Legal [Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins], que fazem fronteira terrestre com outros países.
Segundo o documento, o Governo Federal quer ampliar em 100 quilômetros a área de defesa atual. Segundo a Constituição Federal de 1988, a atuação das Forças Armadas tem atuação em uma faixa de 150 quilômetros, a ideia central é coibir crimes transfronteiriços e ambientais através do Plano Amazônia: Segurança e Soberania (AMAS), lançado no mês de julho pelo governo.
Os trabalhos devem ser apresentados em 1 mês, segundo a portaria. O grupo será coordenado pelo subchefe de operações da Chefia de Operações Conjuntas (CHOC), do Ministério da Defesa, que terá mais quatro representantes, além de dois representantes de cada um dos comandos da Aeronáutica, Exército e Marinha, somando 11 integrantes titulares, com suplentes para casos de ausência.