SAÚDE
Ministério da Saúde anuncia “operação” para imunizar pessoas que vivem nas fronteiras do Acre
Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução
As fronteiras do Acre com a Bolívia e com o Peru serão alvo de uma “operação” do Ministério da Saúde (MS) visando melhorar a imunização das pessoas que vivem nas faixas de fronteira. Segundo a pasta, 33 municípios brasileiros que estão na faixa de fronteira com outros países vão receber a vacinação reforçada. Quatro cidades do Acre, desse grupo, vão receber a iniciativa.
A ideia do MS, divulgada em coletiva realizada nesta segunda-feira (12), é reforçar a vacinação da população que reside nas cidades de fronteira, bem como os estrangeiros que residem no país. Serão ofertadas doses da vacina contra a poliomielite; tríplice viral; Covid-19; febre amarela; pentavalente e pneumocócica-10.
Segundo o cronograma, as doses serão aplicadas até o dia 16 de dezembro e devem atingir 1,34 milhão de pessoas. O plano será aplicado no Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Esses estados, segundo o MS, têm cidades gêmeas na Argentina, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Uruguai.