EXPOACRE 2024
Ministério Público do Acre lança campanha de conscientização contra trotes em serviços de emergência durante a Expoacre 2024
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 2ª Promotoria de Justiça Criminal, lançou na noite desta segunda-feira (02) a campanha “Trote não é Brincadeira, é Crime!” no Parque Wildy Viana, em Rio Branco, durante a Expoacre 2024. A iniciativa, que conta com a parceria da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, visa conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelos trotes a serviços de emergência.
A campanha, que teve seu início oficial durante a Expoacre, continuará ao longo do ano com diversas ações de divulgação, incluindo a exibição de um vídeo de conscientização em diversos locais, adesivaços e outras atividades educativas.
Segundo a promotora de Justiça Joana D’Arc Dias, titular da 2ª Promotoria de Justiça Criminal, a campanha foi motivada pela constante prática de trotes, que afeta gravemente a eficiência dos serviços de emergência no estado. “O trote é considerado qualquer acionamento indevido feito de má-fé ou que não objetive ou justifique um atendimento de emergência. O principal objetivo é a conscientização e sensibilização da população sobre os prejuízos e riscos associados a essa prática que, além de desviar recursos públicos que poderiam ser utilizados para o bem comum, coloca em risco a vida das pessoas e prejudica quem mais precisa desses serviços”, destacou.
O secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, que representou o procurador-geral de Justiça na ocasião, elogiou a iniciativa e destacou a importância da campanha para a melhoria do atendimento de emergência. “Parabenizo a promotora Joana pela iniciativa, que certamente trará resultados positivos e impactos significativos. Esta ação, simples em sua essência, pode gerar excelentes resultados, especialmente ao ser levada para escolas, cinemas e outros espaços, removendo obstáculos e fortalecendo o atendimento a quem realmente precisa”, disse.
Também presente no evento, o secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, ressaltou a gravidade dos trotes durante as férias escolares, quando sua incidência aumenta. “Parabenizo pela iniciativa de extrema relevância. Cada minuto que um paciente fica sem atendimento conta, e quando ocorre um trote que ocupa uma linha telefônica ou resulta no deslocamento desnecessário de uma equipe de socorro, prejudica quem realmente precisa de atendimento. Contem conosco para fortalecer essa ação”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destacou dados alarmantes sobre a incidência de trotes nos serviços de emergência. “Com base em dados do Centro de Comando e Controle (CICC), de 5 a 10% das ocorrências registradas são trotes. A obstrução das linhas por esses trotes é grave, pois impede o atendimento de emergências reais. Parabenizo o MPAC pela iniciativa e estamos comprometidos em mergulhar nessa campanha durante todo o ano. No final, vamos mensurar os resultados, que certamente serão positivos na redução dos trotes”, concluiu.