GERAL
Ministério Público do Acre participa de reunião que definiu nova presidência do Cira
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, nesta quinta-feira, 27, de uma reunião extraordinária do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira). Durante o encontro, foi realizada a eleição para a nova presidência do Comitê, resultando na escolha da procuradora-geral do Estado, Janete Melo, que assume o cargo por aclamação. Ela sucede o secretário de Estado da Fazenda, José Amarísio Freitas de Souza.
O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro do Nascimento, parabenizou a nova presidente e destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Cira no combate e na prevenção de crimes contra a ordem tributária e delitos correlatos, em especial a lavagem de capital.
“Desejo à Dra. Janete uma presidência de muito sucesso. Sua eleição é muito representativa, pois marca a primeira vez que uma mulher assume a presidência do grupo. Estamos todos convencidos de que, com sua competência, ela dará continuidade ao trabalho conjunto desenvolvido por este órgão, que tem alcançado resultados significativos e segue evoluindo cada vez mais”, disse.
A nova presidente, Janete Melo, agradeceu a confiança dos membros do Comitê e ressaltou o compromisso de fortalecer as ações do grupo. “Tenho plena consciência da responsabilidade e da importância de defender o interesse público, garantindo que nossa atuação não se limite apenas à penalização, mas também à prevenção de desvios de recursos. Me Coloco à disposição deste Comitê e de todas as instituições, pois esse é, verdadeiramente, um trabalho de cooperação”, afirmou.
Durante a reunião, as instituições que integram o Cira apresentaram seus planos institucionais para a aplicação dos recursos destinados ao fundo do Comitê no ano de 2025. Na ocasião, o secretário-geral do grupo, promotor de Justiça Adenilson de Souza, também apresentou um informativo com o balanço das ações desenvolvidas pelo Cira no último ano, evidenciando os avanços obtidos na recuperação de ativos.
O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos conta, além do MPAC, com a participação da Procuradoria-Geral do Estado, da Secretaria de Estado da Fazenda e da Polícia Civil.
Texto: Hudson Castelo
Fotos: Diego Negreiros