GERAL
Ministério Público do Acre promove formação sobre atendimento especializado a mulheres migrantes, apátridas e refugiadas
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Atendimento à Vítima (CAV), realizou nesta quarta-feira, 2, a oficina de formação das equipes técnicas que compõem o CAV, o Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera) e o Observatório de Violência de Gênero (OBSGênero).
A capacitação contou com a participação do promotor de Justiça Thalles Ferreira, e de representantes da Organização Internacional para as Migrações (OIM), além da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
O objetivo do treinamento é melhorar o acolhimento e o acompanhamento de mulheres migrantes, apátridas e refugiadas, garantindo que não sejam revitimizadas durante o processo de assistência.
O MPAC estabeleceu como objetivo no Plano Geral de Atuação (PGA) expandir o atendimento para esse público, bem como para mulheres em situação de rua.
“Para garantir que esse atendimento seja realizado de forma humanizada e acolhedora, é essencial capacitar as equipes. Esse foi o encaminhamento da nossa primeira reunião com o Ministério dos Direitos Humanos e o Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome, realizada há 15 dias. Estamos contando com diversas parcerias da ONU para fornecer essa formação, com foco no atendimento e acolhimento humanizado, buscando aprimorar os serviços prestados por essas instituições”, explicou o promotor.
Gabriel Vitorino – Estagiário
Agência de Notícias do MPAC