SAÚDE
Ministério Público do Acre promove roda de conversa sobre Burnout para servidores da saúde em Rio Branco
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Especialidades em Saúde (CES), promoveu, na última quarta-feira, 18, uma roda de conversa sobre a Síndrome de Burnout, com os servidores da Unidade de Saúde da Família (USF) Luiz Gonzaga, localizado no Loteamento Altamira, em Rio Branco.
A iniciativa surgiu a partir de um convite do grupo de Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Acre (UFAC), que atua no local.
A ação foi conduzida pelos psicólogos do CES e abordou temas relacionados à saúde mental e, por fim, à Síndrome de Burnout.
“O objetivo foi mostrar como esse transtorno pode se instalar na vivência cotidiana, identificar fatores que apontam para o seu surgimento e apresentar ações que podem ser inovadoras para mitigar seus efeitos e até mesmo preveni-lo”, explicou o psicólogo Rodrigo da Cunha.
A ação reforça a relevância de discutir a saúde mental e o bem-estar dos trabalhadores que enfrentam desafios diários em suas funções. Além disso, destacou a importância de um ambiente de trabalho saudável e equilibrado para a qualidade de vida dos profissionais e para a melhoria do atendimento à população.