POLÍCIA
Ministério Público do Acre promove visita a órgãos de segurança pública do estado
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), promoveu nesta segunda-feira, 22, uma visita dos novos promotores de Justiça Substitutos a diversos órgãos ligados à segurança pública no estado. Os novos membros conheceram a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Departamento de Polícia Técnica-Científica e o Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde.
A atividade, conduzida pela coordenadora do Ceaf, promotora de Justiça Joana D’Arc Martins, visa proporcionar entendimento das condições e desafios enfrentados pelas instituições e integra o Curso de Formação Inicial, cujo objetivo é dotar os promotores ingressantes de conhecimentos, habilidades técnicas e atitudes necessárias para o exercício eficiente de suas funções.
“Essa é uma agenda que faz parte do curso de formação dos novos colegas, e é uma satisfação termos a oportunidade de vir até estes locais acompanhar de perto como é realizado o trabalho que os órgãos de segurança desenvolvem no nosso estado”, frisou a promotora.
Na visita à Sejusp, os membros foram recepcionados pelo secretário em exercício, coronel Evandro Bezerra, que fez uma breve apresentação da estrutura organizacional da Secretaria e dos trabalhos desenvolvidos pela instituição. Já no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o coordenador, coronel Francisco Fonseca, apresentou o setor, responsável por otimizar a utilização dos recursos tecnológicos para rastreamento, processamento e geração de dados das ocorrências de crises, urgências e emergências que demandem atuação conjunta dos órgãos e entidades da administração pública.
Os membros também conheceram o Departamento de Polícia Técnica-Científica, sendo recebidos pelo diretor, Mário Sandro Martins. O órgão, vinculado à Delegacia-Geral de Polícia Civil, é composto pelos Institutos de Criminalística, Instituto Médico Legal, Instituto de Identificação e Instituto de Análises Forenses.
Na parte da tarde, acompanhados pelo titular da Promotoria de Justiça Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, promotor de Justiça Rodrigo Curti, os novos promotores visitaram o Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC) e o presídio de segurança máxima Antônio Amaro, ambos localizados em Rio Branco.
“Entendo que a visita ao sistema penitenciário é uma etapa muito importante na formação dos novos membros, especialmente neste curso de formação, uma vez que eles têm contato direto com a realidade do sistema carcerário aqui no estado do Acre. Eles puderam verificar in loco as dificuldades e também os avanços que já foram alcançados. Atividades como esta aproximam o membro da realidade e podem contribuir sobremaneira para a formação do profissional, permitindo que ele atue de forma mais segura em prol da sociedade”, destacou Rodrigo Curti.