Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério Público do Acre recebe enfermeiros para discutir atendimento a gestantes de alto risco em Rio Branco

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, recebeu na manhã desta quarta-feira (18) servidores municipais da Saúde e representantes sindicais para tratar do atendimento a gestantes de alto risco em Rio Branco.

Durante a reunião, foi apontado que o fluxo de atendimento para o pré-natal de alto risco, estabelecido em acordo entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), não está sendo devidamente aplicado.

Segundo os servidores, as vagas ofertadas para acompanhamento especializado, como as disponibilizadas na Policlínica do Tucumã, são insuficientes para atender à demanda, o que sobrecarrega os profissionais da atenção básica e compromete o cuidado às gestantes e aos bebês.

A ausência de uma regulação efetiva para o encaminhamento dessas pacientes também foi destacada como um dos problemas que afetam a qualidade do atendimento. Gestantes que necessitam de acompanhamento especializado permanecem sendo atendidas exclusivamente na atenção básica, o que não apenas sobrecarrega os enfermeiros, mas também dificulta o acesso a diagnósticos e tratamentos adequados.

Participaram do encontro o promotor de Justiça Ocimar Sales Júnior; a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Acre (Coren), Lunaira Cavalcante; a diretora do Coren, Yonara Pereira; e o enfermeiro assistencial do Município, Everson Goulart.

O promotor de Justiça informou que o MPAC promoverá uma reunião com os gestores da saúde para discutir soluções e buscará outras medidas para garantir a implementação de estratégias que assegurem um atendimento adequado às gestantes de alto risco.

“O MPAC abrirá um procedimento específico para acompanhar os fluxos de atendimento, a regularidade do serviço e o quantitativo de vagas para gestantes de alto risco. Também serão expedidos ofícios com os questionamentos necessários e, caso necessário, emitiremos uma recomendação para orientar os gestores sobre as medidas cabíveis”, disse.

Continue lendo

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas