ÚLTIMAS NOTÍCIAS
No Ministério Público senador Alan Rick é recebido para discutir tratamento de crianças autistas
Nesta quarta-feira, 11, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) recebeu o senador Alan Rick para discutir as demandas por atendimento especializado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências, além do caso de descredenciamento, pela Unimed, de uma clínica que atendia esses pacientes.
As famílias relataram preocupação com a dificuldade de encontrar vagas em outros unidades, horários incompatíveis e falta de acessibilidade em alguns locais, além dos transtornos que a mudança abrupta estaria causando às crianças e adolescentes.
A reunião foi conduzida pelo secretário-geral do MPAC, promotor de Justiça Glaucio Oshiro, e contou com a presença do coordenador adjunto do Grupo de Trabalho na Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (GT-TEA), procurador de Justiça Francisco Maia Guedes, e dos promotores de Justiça Abelardo Townes, Daisson Teles e Ocimar Sales Júnior, além do assessor Júlio Cesar Sena, representando a 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor.
“Temos um fluxo de trabalho sobre o descredenciamento da clínica, especialmente por meio do GT-TEA e da Promotoria do Consumidor. Temos um procedimento aberto para tratar desse assunto. Ainda existe um prazo para operacionalizar essa transição que a Unimed se propôs, e vamos inserir alguns pontos sensíveis abordados aqui nas nossas tratativas”, afirmou o secretário-geral.
No início deste mês de setembro, o MPAC se reuniu com a Unimed e as famílias dos pacientes para tratar do tema.
Agora, será realizada uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) para discutir os atendimentos sob a responsabilidade do Estado e verificar as condições e a capacidade de atendimento da Unimed.
Fotos: Tiago Teles
Agência de Notícias do MPAC