GOSPEL
Missa na catedral e procissão no centro de Rio Branco marcam o feriado de Corpus Christ
Texto por Evandro Cordeiro
Após a missa rezada pelo padre Manoel, na Catedral Nossa Senhora de Nazaré, as 18h30 os fiéis saíram da igreja sobre um tapete pintado ao chão com temas do feriado, o de Corpus Christi, e puxaram a procissão pelo centro de Rio Branco. Foram cerca de duas horas de caminhada, com algumas paradas para oração.
A missa e procissão de Corpus Christi é uma tradição na capital do Acre, no dia 9 de junho. Fiéis de diversas comunidades se unem para pintar o tapete e organizar a caminhada, que acontece pelo centro. O trajeto é mais curto que em outras procissões.
Em datas anteriores muitas autoridades foram vistas participando do evento. Nesta quinta, apenas o prefeito da cidade, Tião Bocalom (PP), foi fotografado participando da missa e depois procissão.
O que é Corpus Christi: significado e comemoração
Corpus Christi é uma solenidade religiosa cristã que celebra a instituição da eucaristia, um sacramento católico em que os fiéis recebem uma pequena partícula e a consomem, acreditando ser o próprio corpo de Jesus.
O Dia de Corpus Christi é uma data comemorativa móvel, mas sempre celebrada numa quinta-feira.
De acordo com a lei, este dia não é considerado feriado nacional, mas um ponto facultativo, o que significa que cabe a cada estado ou município dar os funcionários o dia de descanso. No caso dos feriados, o descanso é obrigatório.
Sua ocorrência anualmente é 60 dias depois do domingo de Páscoa, que é também na primeira quinta após o Domingo da Santíssima Trindade.