Connect with us

ACRE

Moradores do Projeto Oriente, na Transacreana, fazem churrasco para agradecer Governo a recuperação de ramais

Publicado

em

Fotos: Evandro Cordeiro, Diego Lins, Paulo Roberto (Câmera Alerta), Evercley Melo e Weber Gonçalves

Projeto Oriente, um dos maiores assentamentos de agricultores no Acre, situado no quilômetro 160 da estrada Transacreana, era, até esse verão de 2021, uma das comunidades mais isoladas do Estado. Há pelo menos 25 anos cerca de três mil pessoas só tinham acesso a capital, Rio Branco, por meio de transporte fluvial, pelo Riozinho do Rola, ou a cidade de Sena Madureira, pelo rio Iaco. E para ter acesso a esses dois rios era necessário andar muito por varadouros, pelo menos para uma maioria, que mora nos chamados centros, locais bem afastados das margens. O Governo Gladson Cameli chegou com socorro, ao reabrir velhos picadões, transformando aquilo em um bem acessível ramal, capaz de garantir trânsito até mesmo no inverno que vem por aí.

Maquinários do Estado atuam no Projeto de Assentamento Oriente, em Rio Branco. Foto: Luiz Anute/Deracre

O feito do Governo gerou uma ação surpreendente dos moradores do assentamento. Os próprios se juntaram e promoveram um churrasco na última segunda-feira, 11. Cerca de 300 pessoas se reunirem na sede da Fazenda Passagem, as margens do Riozinho, para comemorar o que chamam de “libertação do isolamento”. Foi uma festa que durou o dia inteiro. Além do secretário de Produção, Neném Junqueira, foram convidados o diretor presidente do Deracre, Petronio Antunes, e toda a diretoria do órgão foram convidados para a festa e foram. Outro convidado ilustre foi o deputado estadual Ghelen Diniz (Progressistas), autor de indicações para a região, que fundo de pelo menos três municípios: Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. “Estou em casa aqui porque essa obra é uma grande vitória do nosso governador Gladson Cameli. Quando chegamos aqui informando que as máquinas iam entrar, ninguém acreditou. Hoje está a aí o serviço feito, e muito bem feito”, afirmou o empolgado secretário Neném Junqueira, que saiu de casa na madrugada da segunda-feira em uma caravana.

A abertura de ramais no Projeto Oriente já começou a melhorar a vida de centenas de pessoas. Alem de negociar melhor o gado, eles já começam a ser incentivados a investir em agricultura. Segundo a Secretaria de Produção do Estado (SEPA) e o Departamento de Rodagens (DERACRE), foram reabertos cerca de 200km naquela região, cujo acesso ao Riozinho do Rola é pelo “Ramal do Manim”, facilitando a vida de produtores.

O presidente de uma das associações mais ativas da região, a Pôr do Sol, Zé Domingo, era o mais empolgado no churrasco. Ao usar a palavra antes do almoço diante de algumas centenas de pessoas, não poupou elogios ao governador Gladson Cameli. “É a primeira vez que um governo promete e vem fazer de fato. Aqui a gente perdia até a castanha que juntava porque o acesso era quase zero. Pela água ninguém tem condições de comprar combustível para navegar três, quatro dias pelo Riozinho”, disse ele sob aplauso de seus liderados.

Antônio Alberto Evangelista, morador do Projeto de Assentamento Oriente, continua surpreso com a recuperação dos ramais. “Quando me deparei com essas máquinas, eu não acreditei. Há mais de 20 anos, eu moro aqui, e nunca fica visto uma máquina do Estado, realizando uma benfeitoria dessa. Estou com uma alegria tamanha. Aproveito para agradecer ao governador Gladson Cameli, que olhou pela gente”, disse o agricultor.

O próximo passo na região do Oriente agora é produzir na agricultura, além de seguir a extração de castanha e até borracha. “Com o ramal facilita tudo”, disse o líder. Eles agora querem fazer outro pedido ao governador Gladson Cameli porque acreditam na gestão: a energia elétrica. “A luz chegando aqui nós estaremos com a vida resolvida”, disse ao Acrenews. Ele ouviu, nesse sentido, boas notícias através do próprio secretário Neném Junqueira e do deputado Ghelen Diniz, que prometeram levar a proposta até a mesa do governador.

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas