Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre o 7° Dan de Taekwondo “Mestre Juca”, servidor da polícia, figura querida no Acre

Publicado

em

Por Enilson Amorim

O “MESTRE JUCA” JÁ NÃO ESTÁ ENTRE NÓS

Acabei de receber a informação do falecimento de José Carlos Gomes Guimarães o conhecido “Mestre Juca”. Juca era natural de Brasília e residia no Acre há quase 30 anos exercendo a profissão de professor de Taekwondo (arte marcial que virou esporte olímpico valendo medalhas a partir das olímpiadas de Sidney em 2000). Além de ser responsável em trazer este esporte para nosso Estado, Guimarães levou inúmeros atletas para participarem de competições nacionais e internacionais e ensinou durante anos, defesa pessoal à centenas de profissionais da segurança pública e uma legião de pessoas anônimas espalhadas por todo Brasil e no mundo.

O Mestre de 62 anos, estava internado no INTO entubado há mais de 10 dias e lutou como um verdadeiro guerreiro. Porém hoje, dia 02 de agosto, às 1: 20 da madrugada seu espírito decidiu descansar para sempre. Juca deixa esposa, filhos e um grandioso número de admiradores por todo o Brasil, principalmente no Acre, terra que ele escolheu viver e fazer amigos.

A última vez que encontrei Guimarães que também era faixa preta em krav magá (arte marcial israelense), foi quando esteve em minha casa me solicitar que escrevesse sua história. Naquele bate-papo entre amigos, nos alegramos em reviver aqueles bons tempos, ele como meu Mestre e eu na qualidade de aluno. Porém, não sabia que seria uma despedida para sempre entre discípulo e Mestre. Agora, sei nobre professor, que tenho esta grandiosa missão, afinal de contas vossa imagem, nunca se apagará da memória do povo acreano.

Nesta primeira foto, mostra “O Mestre Juca” no Rio de Janeiro em 2006 numa visita ao Grão-Mestre 9º DAN de taekwondo Yong Mim Kim, ex-presidente da Confederação Brasileira da Taekwondo (CBTKD). Na segunda imagem, ilustra como o brilhante professor numa apresentação em frente do Palácio Rio Branco de posse de uma arma marcial denominada nunchacu quebrou em minúsculos pedaços uma maçã que estava na boca do Governador Edmundo Pinto. Acreditem, o Mestre retirou até o último fragmento da fruta e o nosso querido Governador Edmundo saiu ileso. Uma façanha desta, só poderia vir de um verdadeiro Mestre!

Continue lendo
Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

EXPEDIENTE

O Portal Acrenews é uma publicação de Acrenews Comunicação e Publicidade

CNPJ: 40.304.331/0001-30

Gerente-administrativo: Larissa Cristiane

Contato: siteacrenews@gmail.com

Endereço: Avenida Epaminondas Jácome, 523, sala 07, centro, Rio Branco, Acre

Os artigos publicados não traduzem, necessariamente, a opinião deste jornal



Copyright © 2021 Acre News. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por STECON Soluções Tecnológicas